Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Chefe da Casa Civil alerta que nova lei não contemplará todos os comissionados

Chefe da Casa Civil alerta que nova lei não contemplará todos os comissionados Foto: Dicom/AL

Foto: Dicom/AL Chefe da Casa Civil alerta que nova lei não contemplará todos os comissionados Chefe da Casa Civil alerta que nova lei não contemplará todos os comissionados

O secretário chefe da Casa Civil, Antônio Lopes Braga Júnior em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda, 31, informou que o governo já estuda as alternativas para conter as possíveis demissões em massa que possivelmente serão causadas com o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4125 nesta quarta, 2.

Dentre as alternativas está a preparação de uma nova lei recontratando os servidores. No entanto o secretário salienta que a lei não atenderá todos os 21 mil comissionados. “Uma nova lei não vai resolver o problema de todos, a situação é complicada”, disse.

A Casa Civil estuda a lei orientada pela Procuradoria Geral do Estado e também pela Secretaria de Administração. No governo, a expectativa é que os ministros do Supremo Tribunal Federal concedam um prazo para readequar o quadro de servidores. “Vamos tentar recorrer , essa é uma situação que se acumulou desde a criação do Estado”, frisou.

O secretário disse também que caso a demissão seja em caráter imediato, a ma´quina administrativa terá problemas. “Caso isso aconteça o Estado terá dificuldade para andar”, reafirma.

A nova lei não poderá por exemplo atender os cargos da educação e da saúde já que as duas áreas tem concurso em andamento. Dar posse aos concursados também é uma das alternativas do governo para contornar as demissões.

Entenda

A ADI 4125 foi proposta pelo PSDB em 2008 quando o então ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) recontratou os servidores comissionados através de lei aprovada pela Assembleia Legislativa. O julgamento acontecerá nesta quarta, 2. A ministra relatora da ADI é Carmem Lúcia que já repassou relatório para todos os outros 10 ministros que vão julgar o caso.