Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Capitaneada pelo CPI – Comando do Policiamento do Interior, e seguindo as determinações do comando geral da Polícia Militar do Tocantins, foi realizada na área do CPI (vias urbanas e rodoviárias), nos dias 25 (das 13h às 19h) e 26 (das 19h às 24h) de fevereiro, a Operação ‘Fogo Zero’, com o objetivo de promover a segurança da população, apreender armas de fogo e entorpecentes, ações de fiscalização no trânsito, além de coibir outros delitos que atentem contra a ordem pública.

Para o Comandante Geral da PM, cel. Marielton Francisco dos Santos, a Operação Fogo Zero “é mais uma resposta da Polícia Militar na prevenção e combate à pratica de crimes no Estado. Todo o policiamento do interior está envolvido nesse propósito e essa é mais uma operação de sucesso. Ganha a sociedade, que tem garantida a sua segurança; e também ganha a instituição Polícia Militar”, observou.

São nove unidades a área de atuação do CPI. Todas estiveram envolvidas. Na sexta-feira, 25, foram abordados 2.392 veículos, sendo 52 retidos ou removidos, computados 100 autos de infração de trânsito, 02 CNHs apreendidas, 02 ocorrências de outra natureza, 1.308 pessoas abordadas, 1 arma branca apreendida. Não foram apreendidos drogas nem outros tipos de entorpecentes. Neste dia estiveram em campo um efetivo de 330 militares, 135 viaturas, 491 armamentos, além de 1.268 equipamentos.

Já no sábado, 26, 1.437 veículos foram abordados, com a retenção ou remoção de 33; infrações de trânsito somaram 64, 01 CNH foi apreendida, 02 ocorrências de outra natureza foram registradas, 1.030 pessoas foram abordadas e revistas, apreendida uma arma branca. Também não foram apreendidos entorpecentes nem drogas. Um efetivo de 330 militares esteve envolvido na operação, com 130 viaturas, 422 armamentos, além de 1.191 equipamentos utilizados.

De acordo com o relatório assinado pelo comandante do CPI, coronel Gilberto Nogueira da Costa, a operação obteve “resultado favorável. Foram realizadas barreiras nas entradas e saídas dos municípios com vistorias a veículos e abordagens a pessoas, entretanto, não houve apreensão de armas de fogo, que era o foco da operação. Ainda assim o resultado é satisfatório devido à presença da polícia”, diz o documento.

CPI

Fazem parte de atuação do CPI: o 2º BPM (Araguaína), 3º BPM (Pedro Afonso), 4º BPM (Gurupi) e 7º BPM (Guaraí), além de cinco CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar (1ª em Arraias; 2ª em Dianópolis; 3ª em Colinas; 4ª em Araguatins e 5ª em Tocantinópolis

Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Militar