Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois da definição dos nomes que compõem a comissão especial de análise da indicação da subsecretária da Indústria e Comércio, Leide Mota, para o Tribunal de Contas do Estado, os deputados se reuniram pela primeira vez para eleger o presidente da Comissão e definir o relator do processo.

Os deputados escolhidos pelos líderes de bancada foram pelo lado governista: Toinho Andrade, Amélio Cayres (PR) e Raimundo Palito (PP); e pela oposição: Eli Borges (PMDB) e Sargento Aragão (PPS).

Concorreram para a presidência da comissão, os deputados Amélio Cayres e Eli Borges. A eleição seguiu os mesmos trâmites regimentais para as eleições das demais comissões ordinárias de deputados e foi presidida pelo deputado de maior idade, no caso, Raimundo Palito.

Depois da votação, o deputado foi eleito por um total de três votos a dois, o deputado Amélio Cayres foi eleito o presidente da Comissão Especial Temporária para analisar a indicação do governo ao TCE.

Relator

Depois de eleito presidente da comissão, Amélio Cayres tomou posse e já procedeu com os trâmites para a indicação do novo relator do processo.

Em um breve pronunciamento, o deputado Eli Borges, derrotado na urna, solicitou do novo presidente que a relatoria fosse encaminhada para um deputado de oposição. De acordo com ele, com base no Regimento Interno, é comum que o relator seja indicado desta forma. No entanto, Amélio negou o pedido do peemedebista e indicou o deputado Raimundo Palito para o cargo.

Aragão encaminha requerimento

Logo após a eleição para presidente e indicação do relator, o deputado Sargento Aragão encaminhou requerimento à presidência da comissão, solicitando que o presidente do TCE se posicione com relação à indicação para o tribunal.

O presidente recebeu o requerimento e informou que convocará a primeira reunião oficial da comissão ainda para amanhã, ou no mais tardar, na próxima segunda-feira. “Visto que na terça, já será dia de sessão e devemos ter um posicionamento”, completou.