Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a data da aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão acontecer entre os dias 7 e 18 de novembro com o objetivo de aferir o conhecimento dos estudantes da rede pública em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura.

No Tocantins participarão da Prova Brasil cerca de 72 mil alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas unidades escolares das redes estadual e municipal de ensino. Já da prova do Saeb avaliará estudantes do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada e acontece por amostragem. As escolas participantes serão selecionadas pelo Inep.

Os resultados obtidos nas duas avaliações serão utilizados no cálculo do Ideb -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido a cada dois anos. A meta do Governo Federal é que até 2022 estados e municípios atinjam nota 6, correspondente à qualidade do ensino dos países desenvolvidos.

Segundo Robson Vila Nova, coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino e suas Modalidades da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a intenção do Governo do Estado é superar os índices anteriores. “Desde o início do ano estamos com uma série de ações preparando nossos alunos para as avaliações externas, inclusive com ações corretivas em relação às deficiências encontradas. Além da implantação do Salto, já estamos elaborando um material específico com base nos descritores e matriz de referência da Prova Brasil, para que possamos melhorar os resultados do Tocantins”, explica.

Ainda de acordo com o coordenador, para que os estudantes alcancem um bom desempenho tanto na Prova Brasil como na do Saeb é necessário também a participação da família. “É preciso o envolvimento de todos os agentes: escola, familiares e do próprio aluno. É importante que os pais acompanhem os filhos e que estabeleçam uma rotina de estudos em casa”, pontua.

Salto

Visando a melhoria da qualidada e do ensino ofertado no Tocantins e consequentemente dos indicadores educacionais, a Seduc implantou em 2011 o Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (Salto). A nova ferramenta vai permitir a análise em tempo real sobre o desempenho da Educação Básica do Tocantins, nas redes estadual e municipal, diagnosticando as deficiências, capacidades e direcionando ações corretivas e preventivas, com vistas a promover a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc