A abertura da VIII Conferência Estadual de Assistência Social acontece nesta quarta-feira, 28, às 19 horas no auditório do Ceulp Ulbra na Avenida Teotônio Segurado em Palmas.
A Conferência reúne os 308 delegados que foram eleitos nas 125 conferências municipais para discutirem os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – Suas, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos para a população.
Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, a Conferência pretende destacar “o que foi feito na prática, pelos órgãos governamentais, não-governamentais e conselhos, no processo de erradicação da pobreza extrema das famílias tocantinenses”.
Palestras
A VIII Conferência acontece nos dias 28, 29 e 30 a partir de quatro eixos temáticos:
- Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas, com a palestrante Eutália Barbosa, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e assessora técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS;
- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, com Kathia Nemeth Perez, conselheira estadual do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins – Ceas/TO;
- Fortalecimento da participação e do controle social, com a palestrante Marisa Rodrigues da Silva, conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS;
- Centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil, com a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins, Maria Helena Cariaga.
Suas no Tocantins
O Sistema vem sendo implementado no Tocantins desde 2005. O Suas é uma rede de serviços de proteção e atenção à família – modelo similar ao Sus - Sistema Único de Saúde –, e que oferece ações que vão desde a abordagem da família por parte de assistentes sociais e psicólogos; inclusão social e produtiva, até o acolhimento de pessoas em caso de abandono familiar.
No Tocantins os 139 municípios aderiram ao Sistema Único da Assistência Social, desses, dez estão na gestão inicial, ou seja, estão implantando o Sistema; 128 estão na gestão básica, recebendo recursos e oferecendo serviços sociais básicos; e um na gestão plena, onde o município tem habilitação para oferecer todos os serviços de assistência social.
O governo do Estado assinou em 2007 o Pacto de Aprimoramento de Gestão do Sistema e, com isso, vem desenvolvendo ações no sentido de orientar, estimular e capacitar os municípios para a execução das políticas sociais.(Ascom Setas)