Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta segunda-feira, 12, um grupo de 44 mulheres viajam à Brasília para participar da Conferência Nacional de Política para as Mulheres. As mulheres que são delegadas eleitas democraticamente durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no Tocantins nos dias 10 e 11 de novembro deste ano, representarão o estado e contribuirão para a criação das políticas para o gênero.

As comitivas presentes no evento irão discutir propostas de políticas elaboradas nas Conferências Estaduais, que deverão contemplar a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuir para a erradicação da pobreza extrema e exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.

As 44 delegadas terão direito a voz e voto. O evento se encerra no dia 15 e todas as propostas debatidas irão subsidiar a elaboração do III Plano Nacional de Políticas para Mulheres.

De acordo com a diretora de Assistência à Mulher da Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos, Vera Lúcia Xavier, dentre os temas debatidos nas conferencias estaduais os que tiveram maior ênfase foram a autonomia econômica e social, violência contra a mulher e a mulher no poder. E principalmente a autonomia da mulher, “isso estando documentado no plano nacional poderá ser trabalhado de forma intersetorial, uma vez que contamos com o apoio do governo do estado para definir políticas públicas de atendimento à mulher, seja na zona rural ou urbana, contribuindo também para um apoio maior às mulheres das comunidades quilombolas e indígenas”, finaliza a diretora. (Ascom SEJUDH)