Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após concluir a implantação do e-Proc/TJ-TO, convênio TRF4, sistema pelo qual todos os processos se iniciam de forma eletrônica, o Poder Judiciário do Tocantins concentra esforços na digitalização dos processos que ainda tramitam na forma física.

No Tribunal de Justiça, o trabalho já está sendo realizado e a partir de agora também incluirá gradativamente as Varas das Comarcas do Estado. Em Palmas, a digitalização começa pela 2ª Vara Cível.

Nesta reunião entre o juiz titular da Vara, Luiz Otávio de Queiroz Fraz, diretor geral do TJTO, José Machado dos Santos, diretor judiciário Francisco de Assis Sobrinho e o diretor de tecnologia da informação Marco Aurélio Giralde foi discutido a estratégia dessa fase de digitalização de processos.

O Tribunal de Justiça disponibilizará um técnico da diretoria judiciária para fazer o acompanhamento e supervisão dos trabalhos.  Depois da inclusão do processo no sistema e a intimação das partes, os advogados só poderão peticionar eletronicamente.

Para o juiz Luiz Otávio, a criação dessa matriz única, com novos e antigos processos vai reduzir o trabalho braçal e possibilitar o aproveitamento dos servidores em atividades especializadas. Na 2ª Vara Cível tramitam atualmente cerca de 1.600 processos físicos.