O defensor público geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 10, com a equipe de trabalho e agentes do Projeto Justiça Comunitária, num momento de integração entre gestor e agentes, com o objetivo de conhecer os resultados, missão e ações já efetivadas, bem como as atividades ao longo deste ano.
Durante o encontro, realizado na sede do Núcleo do Projeto, em Taquaralto, o defensor geral apresentou o plano de gestão referente às ações do Projeto, ressaltando a importância do “Justiça Comunitária” para a Defensoria Pública, nos trabalhos de mediação de conflitos realizados na própria comunidade pelos agentes voluntários. “Esta nossa visita às instalações e integrantes do Projeto tem um significado de deferimento pelo trabalho prestado, que acredito ser bem sucedido pelo engajamento da equipe, na desjudicialização e resolução de conflitos entre as partes, de forma pacífica. O convênio deste Projeto, via Ministério da Justiça, expira em setembro deste ano, mas ele terá continuidade por sua importância e resultados alcançados. Ele faz parte da nossa gestão e buscaremos parcerias para expandi-lo também para outras Comarcas”, disse.
Marlon Costa ressaltou ainda o belíssimo trabalho realizado pela defensora pública de Classe Especial, Maria de Lourdes Vilela, quando então Coordenadora do Projeto, bem como saudou e reforçou apoio à atual coordenadora, defensora pública Luciana Oliani Braga. A Coordenadora do Projeto se apresentou aos integrantes e mostrou-se admirada pela essência do processo de mediação desenvolvido pelo Projeto, apresentando a nova composição e estrutura. “Percebo, hoje, após assumir a Coordenação, a sutileza da mediação, que resolve a vida de cada cidadão e que com ela traz realmente a paz social. Agradeço a todos vocês, agentes, que trazem os problemas da comunidade para resolvê-los na Defensoria Pública”, colocou.
A gerente do Núcleo do Projeto, psicóloga Lane Ruth de Souza Barros, agradeceu a presença do Defensor Geral reforçando que a visita mostra o respeito e comprometimento da Instituição pela ação, que somente no mês de abril deste ano, triplicou o número de atendimentos e serviços realizados em prol da comunidade da Região.
O encontro teve participação ativa dos agentes comunitários que tiraram dúvidas quanto à realização do Projeto, este ano, bem como ressaltaram o que as atividades mudaram na vida da comunidade. Para o agente José Ribamar, conhecido como Ribeirinho, o momento com o Defensor Geral foi muito importante, pois a equipe do Projeto é uma grande família. “Sinto-me honrado e realizado por participar em mais uma luta e trabalho junto à comunidade. É muito gostoso participar desta ação e ajudar as pessoas. Cada dia que passa a gente aprende mais, até a amar mais uns aos outros. O grupo tá de parabéns, a Defensoria Pública tá de parabéns”, disse.
Atendimentos
“O Projeto é pioneiro, com resultados efetivos”, a afirmação do defensor público geral reflete bem a realidade das ações realizadas. De janeiro a maio deste ano, foram realizados 563 atendimentos, entre acolhimento, pré-mediação, mediação, encaminhamento e educação para direitos. Somente no mês de abril, foram 245 atendimentos realizados pelos 30 agentes comunitários, capacitados para fazer a mediação junto à comunidade da Região Sul de Palmas.
Dia das Mães
O encontro desta sexta-feira, 10, com a presença do defensor público geral do Estado, Marlon Amorim, marcou também a confraternização do Dia das Mães, com a equipe e agentes do Projeto. Foi exibido vídeo com mensagens sobre a data, bem como distribuídas lembranças às mães presentes.