Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dennis Tavares

Foto: Dennis Tavares

Mais uma cidade tocantinense será beneficiada neste final semana, nos dias 28 e 29, com as ações do Balcão da Cidadania, realizado pela Secretaria de Defesa Social. Os atendimentos acontecem durante o dia na Escola Estadual Lagoa da Confusão.

Com população estimada em 11.525 habitantes (IBGE), o município e a zona rural do entorno terão acesso aos serviços gratuitos nas áreas da saúde (vacinas, aferição de pressão, testes de glicemia e colesterol, cartão do SUS), emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e também orientações (aposentadoria e demais benefícios, Programa Bolsa Família, Cadastro Único), fotos 3x4, plastificações e cópias de documentos.

A comunidade também poderá buscar orientações do Departamento Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo – Procon Tocantins, perante as equipes do Núcleo Regional de Gurupi, que estarão no local prestando esclarecimentos aos consumidores.

“Em cada cidade por onde o Balcão da Cidadania passa, o saldo de atendimentos é considerável. As equipes atendem comunidades nas quais alguns moradores, até já idosos, nunca tiveram um RG ou CPF e graças a essa ação do Governo tem esse sonho realizado. Só neste ano, até o momento, já foram mais de 22 mil atendimentos em 14 municípios tocantinenses e zonas rurais. Até o final do ano serão mais dezenas de cidades contempladas”, garante o secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias.

São parceiros da ação em Lagoa da Confusão a Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO); Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Saúde do Estado (Sesau); Secretaria de Saúde do Município de Lagoa da Confusão e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

As prefeituras interessadas em receber uma edição do Balcão da Cidadania devem procurar a Secretaria de Defesa Social, em Palmas, ou ligar e solicitar as ações do programa nos municípios.