Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A polêmica com relação a ocupação das vagas dos conselheiros no Tribunal de Contas do Estado e o pedido de exoneração de Leide Mota teve repercussão na Assembleia legislativa nesta terça-feira, 25. O deputado do Pros, Sargento Aragão quer que o valor correspondente ao salário da conselheira desde sua nomeação em maio de 2011 seja ressarcido aos cofres públicos. “Vamos pedir a restituição do dinheiro aos cofres públicos. Vamos ficar aqui assistindo ele (governador Siqueira Campos) colocar ela na vaga do Herbert? Isso não pode ficar por isso mesmo”, frisou. Leide recebeu salário mensal de R$ 26,5 mil mais auxílio alimentação e moradia.

Leide pediu exoneração do cargo semana passada e a cogitação é que o governador a indique na vaga que deve ser aberta com a aposentadoria de Herbert Brito. A conselheira também enfrenta um questionamento na justiça feito por procuradores de contas que reivindicam a vaga.

O deputado relembrou que na época da nomeação da Leide ele entrou com um pedido de vista alegando que a vaga era dos procuradores de Contas e não de livre nomeação do governador mas ainda assim maioria dos deputados aprovou. “Estou satisfeito por estar correto quando apresentei o parecer, pena que o parlamento não me ouviu”, disse. Aragão não poupou críticas ao TCE. “ Lá dentro existe um antro de corrupção”, chegou a dizer, completando que a Assembleia deve ficar atenta.

Segundo informações ao Conexão Tocantins o pleno do TCE se reúne na tarde de hoje para definir os nomes da lista tríplice que serão encaminhados ao governador para escolha na vaga de Brito. Antes porém é preciso definir e entrar em consenso se o critério é de merecimento ou antiguidade.Os procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) defendem que a vaga deve ser indicada por um representante deles pelo critério de antiguidade.

Seguindo os critérios de antiguidade, Marcos Antônio da Silva Modes é o mais antigo, em seguida,  Alberto Sevilha depois Márcio Brito. Na fila pelo critério de antiguidade ainda estão José Roberto Torres Gomes (quarto) e Oziel Pereira (quinto).