Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governo do Tocantins dá início nesta quinta-feira, 10, às obras de reconstrução da malha viária dos municípios tocantinenses, através do programa Pró-Município. Em Colinas do Tocantins, a 262 Km de Palmas, o governador interino, Sandoval Cardoso, assina a  primeira ordem de serviço para inicio das obras e segue, nos próximos dias, autorizando que os trabalhos tenham início em outras cidades tocantinenses. Conforme destacou o governador, logo após a assinatura da ordem, as obras serão iniciadas.

“Assim que for assinada a ordem de serviço, as máquinas vão iniciar o trabalho para tapar 100% dos buracos nas ruas e avenidas, problema que aflige nossos cidadãos. Então, vamos recuperar toda a malha viária urbana de todos os municípios do Estado, sem deixar os prefeitos e a população esperando”, garantiu.

Após a assinatura da ordem de serviço e início das obras em Colinas, o governador segue para Tocantinópolis na sexta-feira, 11, Porto Nacional, no sábado, 12, e na terça-feira, 15, em Gurupi, assinando as ordens de serviço que vão garantir a recuperação da malha viária urbana com lama asfáltica e CBUQ em trechos estratégicos.

Com isso, espera-se garantir um tráfego mais seguro e economia para a população, que terá reduzido o gasto com conserto de veículos por problemas  decorrentes dos buracos nas ruas. Tudo isso após o trabalho de recuperação e reconstrução que será realizado pelas patrulhas da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), conforme relatório ou projeto técnico apresentados pelos prefeitos, onde constam as vias que receberão as obras de reconstrução do pavimento.

Ao todo vão ser restaurados, por meio do Pró-Município, cerca 5 milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas de 137 municípios do Estado. Palmas e Araguaína não serão contempladas pelo programa por terem recebido pacotes de obras específicas, que vão pavimentar quadras, vias de acesso e ainda reconstruir e sinalizar trechos.

“Até o final da próxima semana terei assinado 21 ordens de serviço e, assim que o trabalho for finalizado, novos municípios serão contemplados até atingirmos os 137 municípios beneficiados com essa ação, resultado da visão e do empenho do [ex-] governador Siqueira Campos, para viabilizar cerca de R$ 78 milhões para estas obras”, disse Sandoval Cardoso.

Programa

O Pró-Município é parte de um grande pacote de investimentos que gira em torno de R$ 430 milhões, lançado em outubro de 2013, e que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. (ATN)