Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ruanna Cavalho

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, recebeu a visita de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, 21. O objetivo do encontro foi debater alguns detalhes sobre os parques aquícolas, lançados recentemente pelo Ministério no Estado.

Segundo o consultor da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, Onivaldo Rocha, uma das prioridades é viabilizar a implantação das áreas não onerosas nos parques aquícolas. “Nós queremos garantir a compra de pescados dos produtores não onerosos por um preço justo pelos frigoríficos”, afirmou Rocha, acrescentando que os pequenos produtores têm dificuldade em dar garantias ao banco. Por isso, uma alternativa seria o Estado se posicionar como avalista.

Padua explicou que é interesse do Governo do Estado fortalecer a piscicultura dos pequenos produtores no Tocantins. “O caminho para viabilizar isso é levar a sugestão do MPA para o executivo. E se aprovada, a proposta será encaminhada para aprovação dos deputados estaduais”, afirmou o secretário executivo.

Outro assunto abordado pelo consultor do MPA foi o pedido de alteração no documento sobre o uso múltiplo dos parques aquícolas. Segundo Rocha, alguns proprietários das áreas do entorno dos parques aquícolas questionam se poderão circular na área com grandes embarcações. Padua respondeu que para realizar qualquer alteração após a implantação exige um estudo detalhado. (Ascom/Seagro)