Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, acompanhado do secretário Executivo, Jailton Bezerra, realizou nesta semana uma série de visitas institucionais a órgãos públicos ligados as gestões municipais. De acordo com João Emídio, as visitas foram fundamentais para conhecer a linha de atuação de cada repartição, estreitar as relações e reivindicar ações.

Segundo João Emídio, as visitas possibilitaram uma abertura maior com esses órgãos. “Damos início a um processo de dialogo com essas instituições, para que as demandas futuras das gestões municipais possam ser atendidas com maior celeridade, além de conhecer as políticas de cada órgão, sua atuação e as possibilidades de parcerias entre as instituições”, definiu o presidente da ATM, que assumiu a presidência da entidade no final de janeiro deste ano.

Visitas

O primeiro encontro de João Emídio foi com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Éder Martins Fernandes. Na ocasião, o presidente da ATM protocolou ofício que solicita informações sobre o cronograma, o andamento, os dados e as estimativas do Programa Tocantins Sem Sede – projeto destinado ao enfrentamento da seca no sertão do sudeste tocantinense, que atende 27 municípios daquela região.

TCE e Defensoria

Em seguida, o representante dos prefeitos visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), conselheiro Manoel Pires dos Santos, e aproveitou a reunião para sanar dúvidas sobre prestação de contas e criação de benefícios. João Emídio se comprometeu junto ao conselheiro em colaborar na mobilização de gestores municipais para a participação no Agenda Cidadã, evento do TCE. O presidente da ATM visitou ainda o defensor público geral, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Marlon Amorin, e conheceu a linha de atuação da defensoria em todo o estado.

Assembleia Legislativa

Na Assembleia Legislativa, João Emídio foi recebido pelo presidente da Casa de Leis, deputado Estadual, Osíres Damaso. O presidente da ATM felicitou o deputado pela conquista da presidência da Assembleia Legislativa, bem como solicitou ao parlamentar que as emendas individuais sejam dividas e distribuídas aos 139 municípios de forma igualitária.

Após o encontro, o representante dos prefeitos visitou também a instituição da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), sendo recebido pelo presidente Roberto Pires. Em seguida foi a vez do Detran/TO, onde foi recebido pelo presidente, o Coronel da Polícia Militar, Donizete Pereira.

Encontros futuros

O presidente da ATM pretende visitar ainda o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, a concessionária de energia elétrica Energisa, a prefeitura de Palmas, entre outras instituições.