Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

De acordo com o último relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui 340 municípios  em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), foi realizado em 1.844 municípios brasileiros realizaram, entre janeiro e fevereiro deste ano, demostrando um aumento de 26,38% em relação aos participantes de 2014. Miracema do Tocantins também esteve entre as cidades pesquisadas, mais está na contramão dos números e apresenta uma redução significativa dos casos de dengue no município.

Em 2012, Miracema do Tocantins sofreu a infestação de dengue e 734 casos da doença são confirmados, sendo dois casos graves e um óbito. Já em 2013, após a adoção de medidas emergenciais para a limpeza do lixo acumulado da cidade e destruição dos focos do Aesds Aegypt, como por exemplo o projeto “ Cidade limpa, Quarteirão limpo,”, Miracema já apresenta bom resultados e 129 casos de dengue foram confirmados, sendo um caso grave e  nenhum óbito.

Em 2014, a gestão municipal juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, contando ainda com a parceria das rádios da cidade e de toda a comunidade que uniram forças e os números continuam apresentando queda e 45 casos de dengue são confirmados na cidade e nenhum óbito é registrado pelos órgãos competentes. Em 2015, Miracema do Tocantins notificou 53 casos, confirmando apenas três.

Para a prefeitura de Miracema, o resultado apresentado em Miracema do Tocantins é um reflexo positivo do compromisso da gestão municipal e da união de poderes. De acordo com a Secretária de Saúde, Lourdes Dourado, a Semus e toda a sua equipe tem empenhado esforços para a redução dos casos e ainda disse ser reflexo de uma força tarefa bem elaborada. "Não podemos deixar de revelar esses dados que são motivo de muita comemoração. A gestão, a comunidade e os parceiros estão de parabéns pelo brilhante papel desenvolvido em prol da saúde da cidade”, parabenizou Lourdes.

Força tarefa

O enfermeiro e coordenador de Endemias do município, Thiago Sabino, pontuou algumas das ações que foram realizadas pela gestão desde 2013 que refletiram diretamente nos resultados alcançados em Miracema, entre eles estão a identificação de áreas críticas; Readequação de RH, treinamentos, motivação pessoal da equipe, metas individuais e coletivas; Redimensionamento das áreas de atuação; Atualização do RG (registro geográfico municipal); Intensificação das ações e visitas domiciliares; Aumento dos ciclos de inspeção no imóveis; Conscientização que a população e parte atuante nesse processo; Adequação ao uso de EPIs; Divulgação de ações nas mídias pertinentes; Realização de mutirão de limpeza municipal; Adequação na recolha do lixo doméstico e frequência de recolha;Trabalho amplo nos pontos estratégicos, e borrifação a cada 15 dias nestas áreas.

Thiago também lembrou que os programas municipais “Cidade limpa, Quarteirão limpo e 10 minutos contra a Dengue e febre Chikungunya que são reforçadas no início e fim de casa ano se destacam entre as ações por envolver toda a comunidade.

A prefeita Magda Borba comentou os números e disse que a saúde de Miracema vai continuar se destacando e mostrando bons resultados. “ Temos a nossa capital Palmas entre as 18 do País em alerta. Mesmo tão perto estamos distante desta triste realidade e o nosso povo bem protegido. Os números são a somatória de esforços, dedicação, compromisso e união entre a gestão e a sociedade. Parabéns para todos os envolvidos e mesmo sem o risco precisamos continuar alerta e evitar que a dengue ou a chinkungunya se proliferem em nossa cidade”, alertou.