Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondinelli Ribeiro

Um convite a “pensar o Judiciário”. Essa foi a tônica da reunião entre magistrado, servidores e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes em Itacajá, durante mais uma edição do projeto Caminhos da Justiça, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (5/8).

O presidente disse aos presentes que é preciso “conhecer para mudar” e explicou que o projeto visa exatamente isso: fazer com que cada servidor, da menor ou maior Comarca, tenha conhecimento de todos os números e dos principais desafios do Poder Judiciário.

Em sua fala, o desembargador também destacou que o servidor do judiciário é uma referência social da justiça na comunidade onde vive, especialmente nas pequenas cidades: “Quantos de vocês são abordados diariamente nas ruas de Itacajá por cidadãos à procura de uma solução para seus problemas? Por isso, tenho dito, o judiciário tem muito a colaborar para garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e eficaz”, pontuou o presidente.

O juiz titular da Comarca de Itacajá, Marcelo Eliseu Rostirolla, ao dar as boas-vindas à equipe do TJ, destacou a alegria dos servidores da Comarca em receber pela primeira vez a visita do chefe do Poder Judiciário tocantinense. Em sua fala apontou que: “o projeto Caminhos da Justiça se revela como um importante instrumento de gestão democrática do judiciário” e informou que a comarca, apesar de ser de difícil acesso, tem superado suas dificuldades para prestar sempre um melhor serviço público à sociedade. 

O magistrado aproveitou a oportunidade para reivindicar uma reforma no prédio do fórum e a construção do salão do Tribunal do júri.

Com esta rodada de visitas às comarcas de Goiatins e Itacajá, o Tribunal de Justiça alcança a 25ª comarca visitada, desde o início do projeto. O “Caminhos da Justiça” percorrerá as 42 comarcas do estado com o objetivo de ouvir as demandas locais e debater ideias e boas iniciativas que possam tornar mais eficiente o trabalho da justiça no Tocantins.