Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Maradona A colheita do capim dourado foi discutida em reunião na Sedetur nesta quarta-feira A colheita do capim dourado foi discutida em reunião na Sedetur nesta quarta-feira
  •  No encontro foi apresentada a programação do evento e o roteiro voltado para o turismo de base comunitária

A colheita do capim dourado é o momento mais esperado pelas comunidades tradicionais da região do Jalapão, tanto que foi criada uma festividade para comemorar esse evento. Além de gerar renda, o capim dourado também incentiva o turismo na região, por isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), reuniu-se nesta quarta-feira, 5, com representantes de operadoras e agências de turismo do Tocantins e da Comunidade Mumbuca para apresentar a programação do evento e o roteiro voltado para o turismo de base comunitária.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, este roteiro foi criado por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e a proposta do Governo é promovê-lo como forma de fortalecer o turismo de base comunitária no Jalapão. “Buscamos a inserção da comunidade nos roteiros turísticos do Jalapão, que vai além do artesanato: envolve hospedagem alternativa, restaurantes locais e visitação de atrativos dentro da comunidade”, explica.

A representante da Comunidade Mumbuca Ilana Cardoso conta que os roteiros existentes valorizam apenas os atrativos. “Só vendem o capim dourado e temos mais que o capim dourado para oferecer”, diz. Ela lembra que a cultura das comunidades também precisa ser valorizada.

Turismo de base comunitária

A apresentação do roteiro foi feita pela responsável do Núcleo de Base Comunitária da Diretoria de Planejamento e Projetos Estratégicos da Sedetur, Maria José de Araújo. Ela explica que duas comunidades remanescentes de quilombo do Jalapão estão sendo contempladas com o projeto de turismo de base comunitária: Mumbuca e Prata. “O turismo de base comunitária usa o que a comunidade tem, como guia local, hospedagem, restaurante e convivência com as famílias dentro das comunidades para poder gerar renda”, explica.

Festa da Colheita

A Festa da Colheita do Capim Dourado acontece tradicionalmente há sete anos na Comunidade Mumbuca, no período do manejo sustentável do capim. Esta matéria-prima tem uma importância ambiental, social e econômica para as comunidades do Jalapão. “A Festa da Colheita do Capim Dourado faz parte da cultura local e é uma forma de combater o trafico do capim dourado, já que ela mostra que a colheita tem uma data certa para acontecer”, conta Ilana Cardoso.

Na 7ª edição da festa, prevista para ter início dia 17 de setembro, a programação irá contar com prosas, poesias, cinema, teatro, desfile, danças, músicas, oficinas e palestras, além da colheita do capim dourado no campo e veredas.

Jogos Indígenas

Outro ponto destacado na reunião foi a aproximação da realização dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI). O evento será uma oportunidade de atrair turistas para o Jalapão, conforme explica James Possapp. “O público que gosta das culturas indígenas é o mesmo que gosta das culturas tradicionais, então, esta reunião é uma oportunidade de conversar com as operadoras para entender como está a demanda deles”, pontua. A proposta é que as operadoras criem roteiros específicos para os participantes do evento visitarem a região do Jalapão.