Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Marcelo Miranda (PMDB) recebeu nessa quarta-feira, 30, prefeitos de 25 municípios. Na ocasião, os gestores vieram apresentar as demandas dos seus municípios, diante do atual cenário de dificuldades que o País se encontra, em que foram reduzidos os repasses de recursos por parte do governo federal.

Durante o encontro, Marcelo Miranda se mostrou solidário às causas dos prefeitos e reconheceu a mobilização como uma forma de mostrar para sociedade o cenário econômico dos municípios. “Estamos abertos para atender cada prefeito e nossa equipe está disponível para analisar e dar andamento às demandas de cada prefeito”, ressaltou.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Brasilândia, João Emídio, citou demandas em áreas como a saúde, educação e infraestrutura. “Agradecemos ao governador por ter se mostrado sensível à questão do transporte escolar, por ter assumido a dívida de quase R$ 13 milhões e garantido o acesso dos alunos às escolas”, comentou.

Na área da saúde, o presidente da ATM elogiou a postura do Governo, que neste ano já fez repasses, enquanto no ano anterior não foi feito nenhum. Outro ponto destacado pelos prefeitos foi a manutenção das rodovias estaduais, no intuito de facilitar o transporte dos insumos agrícolas, assim como o deslocamento dos moradores. Sobre esse tema, o governador lembrou que o Departamento de Estradas e Rodagens (Dertins) está atuando em pontos críticos do Estado e citou a recente conquista, que foi a liberação de R$ 314 milhões, do Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), que vai recuperar 1.145 km de rodovias no Estado.

Aplaudido pelos prefeitos, o governador reforçou sua postura de trabalhar em parceria independente do partido. “Defendo aqui a união de todos para fazermos o melhor pelo nosso Estado”, ressaltou.

Avaliação

Para João Emídio, a reunião com o governador foi extremamente positiva. “As nossas demandas foram todas bem recebidas pelo governador. Entendemos que o estado, assim como os municípios, passa por dificuldades, mas mesmo assim tivemos um bom encaminhamento das pautas que apresentamos aqui”, disse.

Municípios

Estavam presentes os prefeitos das cidades de Alvorada, Axixá do Tocantins, Brasilândia, Buriti do Tocantins, Conceição do Tocantins, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Divinópolis, Fátima, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Miranorte, Monte Santo, Nova Olinda, Palmeirante, Paranã, Pedro Afonso, Pindorama, Porto Nacional, Recursolândia, Santa Rita do Tocantins e Xambioá.

Além dos gestores, acompanharam a reunião os secretários de Articulação Política, Paulo Sidnei e Geral de Governo, Herbert Brito (Buti).