Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Comitê Temático de Comércio Exterior discutiu em Palmas/TO nesta última terça-feira, 10, a participação de micro e pequenas empresas nas exportações do Tocantins. “Na área da exportação, uma das características se pode observar no Estado é uma ótima condição de escoamento e de integração com o exterior. Para o pequeno empreendedor, talvez, exportar seja uma coisa que se apresente distante, mas não é”, disse secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins, Alexandro de Castro, na abertura da reunião ordinária do Comitê. 

Como o índice populacional do Estado ainda é baixo, os micros e pequenos empresários do Tocantins precisam considerar ampliar mercado pela exportação de seus produtos ou serviços. Conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2014,  45 empresas tocantinenses exportaram produtos. Destas, apenas sete são caracterizadas como micro e pequenas empresas.

Criar políticas que estimulem a participação das micro e pequenas empresas no mercado externo é um dos objetivos do Comitê Temático de Comércio Exterior, um dos cinco comitês do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins (FEMEP). Para tanto o Comitê criou um grupo, formado por nove de seus integrantes, que irá levantar dados e pesquisas relacionadas ao tema no Estado, como forma de subsidiar a criação de legislação e de um plano de ação capaz aumentar a participação dessas empresas na exportação estadual.

“O foco é criar no micro e pequeno empresário a cultura da exportação. Eles, muitas vezes, não têm noção de que possuem essa capacidade e essa informação precisa ser levada a eles”, acrescenta a coordenadora pública do Comitê e integrante do grupo de pesquisa, Andréia Teles. Ela explica ainda que uma próxima reunião foi marcada com os membros do grupo de pesquisa para dar continuidade ao levantamento que precisa ser feito.

Também participaram da reunião Viviane Carvalho, secretária-técnica do Femep-TO e servidora da Seden; Adriana Almeida, da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet); Osmar Defante, do Sistema Fecomércio, e Núbia Alves Fernandes, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Tocantins (Sescap), Fernando batista de Oliveira, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Samuel da Costa Neves, do Banco da Amazônia, Marco Antônio de Araújo Passos, do Banco do Brasil, Roberto Jorge Batista Nunes, da Caixa Econômica Federal, Gracy Labre Vaz, da Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), e Barbara de Moura Nunes, do Sebrae.