Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona

Peças de artesanato em capim dourado confeccionadas pela Associação dos Artesãos Extrativistas do povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros, a 342 km de Palmas, comporão os catálogos virtual e físico e serão expostas em showroom, no Rio de Janeiro, durante a realização das Olimpíadas Rio 2016. A ação faz parte do Projeto Chama Empreendedora, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os governos Federal e Estadual e outras instituições.

As Mandalas e os suportes para pratos feitos em capim dourado foram as peças selecionadas no Estado. De acordo com a gerente de Capacitação de Empreendedores e à Exportação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Andréia Teles, essas peças atenderam a uma série de critérios exigidos para compor o catálogo e exposição. “O objetivo é promover o Estado e suas potencialidades, criar acessos a mercados internacionais, dar visibilidade a produtos tipicamente regionais que tenham apelo cultural e fortalecer a cultura exportadora no Tocantins”, observa a gerente, informando ainda que todo o processo teve início em março deste ano.

Para a assessora voluntária da Associação do povoado Mumbuca, Ilana Ribeiro Cardoso, a aprovação dos produtos pelo Ministério é uma oportunidade de divulgar os produtos e conquistar novas fronteiras. “Para nós é uma grande conquista depois de muitos anos de trabalho e aperfeiçoamento do nosso artesanato, que agora tem sua qualidade reconhecida. Estar em um evento dessa natureza, mostrando nosso produto para pessoas do mundo inteiro, é um privilégio que vai abrir para nós as portas do comércio internacional”, afirma Ilana.

Durante a exposição no Rio, os produtos não serão comercializados, mas haverá uma intensa divulgação do artesanato em capim dourado, além da promoção das potencialidades do Estado com foco na ampliação da exportação e na atração de investidores ao Tocantins.