Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (05), a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) sabatinou o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), deputado José Roberto Forzani. No encontro foram abordados pelos empresários presentes temas como saúde, a educação, o estacionamento rotativo, a segurança, o transporte público, o turismo, os impostos, a regularização fundiária, e, o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) foram os temas abordados na reunião.

Em sua apresentação Zé Roberto parabenizou a Acipa, pela iniciativa, durante as eleições deste ano, falou de sua trajetória política. Esclareceu que a Acipa, está fazendo um bom trabalho onde abre espaço para os pré-candidatos apresentar as propostas. O petista afirmou que o seu plano de governo está em fase final de elaboração, pois adotou a metodologia participativa, onde se ouviu o maior número de segmentos da sociedade palmense para construí-lo.

Um dos assuntos que mais questionado pela classe empresarial foi a questão do estacionamento Rotativo de Palmas. Zé Roberto argumentou que sua proposta é mantê-lo com a implantação de uma tolerância mínima de permanência dos veículos e fazer com que a renda do estacionamento seja revertida em benefícios para a mobilidade, acessibilidade e transporte público. "Já solicitei a prefeitura o contrato com a empresa Blue para verificar essa possibilidade. A prefeitura até agora não me passou esse contrato, mas a ideia é investir nesses três eixos os recursos arrecadados com o estacionamento rotativo”. Explicou o petista.

BRT

Questionado pelos empresários sobre o BRT, José Roberto deixou claro ser a favor do Bus Rapid Transit (BRT), mas que o atual projeto não é viável para a capital. “O BRT é pensado para Palmas desde de duas criação, a Teotônio Segurado (avenida) foi projetada para esse objetivo, e só na atual gestão que inventaram de desviar o projeto original, essa atitude vai encarecer a obra em R$ 850 milhões, com as desapropriações que o município terá que fazer, portanto defendo que o BRT, seja construído em toda sua extensão na Avenida Teotônio Segurado”, ressaltou Zé Roberto.

Zé Roberto falou também que mais prioritário no momento é a humanização do atual sistema de transporte público, a começar pelos pontos de ônibus. “Hoje temos um déficit de aproximadamente 200 pontos sem cobertura, essa é apenas uma constatação para demonstrar o quanto precisamos melhorar o nosso transporte público”, comentou.

Educação

Para educação o pré-candidato defendeu mais escolas de tempo integral e com melhores estruturas.  Zé Roberto lamentou o fato de ainda ter salas aulas na capital que ainda não são climatizadas. “É possível fazer mais, desde que priorize o que é desejo da população, para isso é necessário ouvir os segmentos, antes de “comprar planos de governos”. Afirmou.

Saúde

Para Zé Roberto a prefeitura precisa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “Uma vez que tivermos uma política de saúde da atenção básica forte, priorizando a saúde preventiva, a saúde da família com certeza vamos diminuir o número de pessoas no Hospital Geral de Palmas”, ressaltou.

Zé Roberto explicou que no Brasil é impossível um cidadão não fazer uso do SUS, por exemplo as campanhas de vacinação, por isso precisamos fortalecer o SUS, equipando as Unidades de Básicas de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimentos e desenvolver uma política de valorização dos servidores da saúde.

O pré-candidato criticou a atual gestão sobre o modelo de meritocracia aos servidores públicos da saúde e educação, uma vez que as duas áreas o trabalho é multiprofissional e propõe a meritocracia qualitativa dos serviços prestados à população.

Segurança

Na questão segurança, o parlamentar lembrou que a quadra metropolitana é muito bem equipada e em sua possível gestão irá implantar a guarda comunitária. O objetivo segundo Zé Roberto é proporcionar uma parceria entre a população e a guarda, para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área. “Serão dois agentes atuando por região, onde serão referências para aquela determinada população”, explica.

Territórios

Para facilitar o acesso da população aos equipamento públicos, que inclui saúde, educação, cidadania entre outros, o parlamentar propõe a criação dos territórios. “Dividiremos palmas em nove territórios, e em cada território o cidadão terá acesso a todos os serviços públicos disponíveis pela prefeitura, sem precisar deslocar grandes distancia para isso”, explicou Zé Roberto

Infraestrutura

Questionado sobre infraestrutura, José Roberto explicou que há um descompasso entre o que a prefeitura gasta com obras e o que é prioridade para a população. “Como parlamentar realizamos uma audiência pública sobre as obras públicas paralisadas no em Palmas e no interior do estado, os técnicos e auditores do TCE chegaram à conclusão que em mais de 90% das obras paralisadas foram por falta de contra partidas seja do governo estadual, ou do município.  Vamos sim buscar concluir as obras que estão paralisadas. Outro tema que prejudica muito a atividade econômica é a questão da regularização fundiária, e no nosso plano de governo temos ações específicas para solucionar esse problema”, explicou o pré-candidato.

Zé Roberto deixou claro que ele tem experiência em relação a regularização fundiária, no período que foi de superintendente do Incra, utilizou vários instrumentos para legalizar terras que estavam em demandas judiciais há décadas.

Meio Ambiente

Ao ser abordado sobre a Política de Meio Municipal de Meio Ambienta Zé Roberto tem como proposta concreta a coleta seletiva do lixo com essa ação iremos gerar renda para os profissionais que coletam material reciclável, estamos contribuindo para a proteção das nascentes. Hoje proteger o meio ambiente, as nascentes é uma questão de sobrevivência.

Outra proposta possível é a captação de energia solar nos prédios públicos, a reutilização da água na construção e manutenção destes.