Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A preparação das urnas eletrônicas para as eleições 2016 na 29ª Zona Eleitoral de Palmas iniciou nesta quinta-feira, 15. Nessa primeira etapa do processo foram feitas as assinaturas dos lacres das urnas pelo juiz eleitoral Luiz Astolfo de Deus Amorim, pelo promotor eleitoral Marcos Luciano Bignotti e por representantes de partidos políticos convocados.

“O que a gente busca com a assinatura dos lacres e depois com a sessão de lacração das urnas é proporcionar para o eleitor a garantia e a tranquilidade do atendimento à sua vontade através do voto, tendo como resultados o impedimento da violação e a segurança do eleitor no dia das eleições”, destacou o promotor eleitoral Marcos Luciano Bignotti.

O evento seguiu com a cerimônia de Geração de Mídias dos Dados Oficiais, dos candidatos e eleitores, que vão para as urnas eletrônicas. No final de semana (17 e 18/9) os dados inseridos nas mídias serão implantados nas urnas que serão, posteriormente, lacradas.

“Essa cerimônia é muito importante porque daqui serão inseridos todos os dados oficiais que vão para as urnas eletrônicas para que os eleitores possam exercer sua cidadania no dia 2 de outubro. Após a última etapa, que é a lacração das urnas, elas ficarão sob vigilância 24 horas,  com apoio da Polícia Militar e só serão retiradas daqui, na véspera das eleições para os locais de votação”, explicou o chefe de cartório de Palmas, Adielson Gonçalves.

Vale ressaltar que o procedimento é realizado após convocação do juiz eleitoral e publicação no Diário da Justiça Eleitoral, para dar ampla publicidade dos atos e transparência. Cada juiz faz a convocação oficial para os procedimentos nas ZES.

Cronograma

17/9 – Carga e lacração das urnas de votação e contingência – das 9h às 12h e das 13h às 22h

18/9 - Carga e lacração das urnas de votação e contingência e conferência por amostragem – das 9h até o término dos trabalhos

24/9 – Conferência visual dos dados de carga das Urnas Eletrônicas – das 9h até o término dos trabalhos