O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata, provocando o endurecimento da glândula. Na maioria dos casos, a doença evolui de maneira silenciosa e não apresenta sintomas. Segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, o diagnóstico precoce pode ampliar em 90% as chances de cura. Por isso, a instituição e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove diversas atividades durante o “Novembro Azul”.
“Os exames preventivos são essenciais para que o paciente não descubra a doença em estágio avançado”, alerta o médico Pedro Oliveira, diretor da ePharma, empresa do mercado de assistência de benefícios farmacêuticos. Ele lembra que os homens devem procurar um urologista a partir dos 50 anos de idade e, para aqueles que tem casos na família, precisar ir ao médico a partir dos 45 anos.
De acordo com o instituto, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa em sua fase inicial e muitos homens não apresentam nenhum sintoma. Nos casos que detectam alguma alteração, elas podem ser parecidas com a do crescimento benigno do órgão, também chamado de HPB. Alguns sintomas são suspeitos e o homem deve procurar um médico. Confira:
- Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
- Dificuldade de interromper o ato de urinar:
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
- Necessidade premente de urinar imediatamente;
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
- Problemas em conseguir ou manter a ereção:
- Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros);
- Dor durante a passagem da urina;
- Dor quando ejacula;
- Dor nos testículos;
- Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
- Sangramento pela uretra. (Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida)