Aliados do governo Michel Temer estão confiantes na vitória com placar de mais de 270 votos favoráveis ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que é contrário à investigação do presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para rejeitar o parecer da CCJ, a oposição precisa dos votos de pelo menos 342 deputados.
O líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), disse que deverão votar a favor do parecer da CCJ no mínimo 270 deputados. Para garantir a vitória e impedir que se inicie a investigação, são necessários os votos favoráveis ao parecer de 172 deputados. Para que seja autorizada a investigação, são necessários 342 votos. Mesmo o PMDB tendo fechado questão a favor do parecer, Rossi informou, no entanto, que seis deputados da legenda deverão votar pela admissibilidade da denúncia.
A oposição, que até ontem (1º) vinha alimentando esperança de vitória, já admite que perderá a disputa, por não ter conseguido os votos necessários para rejeição do parecer. O vice-líder da minoria, Silvio Costa (PTdoB-PE), disse que, mesmo que todos os deputados considerados indecisos, votem com a oposição, o placar pela rejeição do parecer não deverá chegar a 220 votos.
A votação do parecer apresentado na CCJ pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), e aprovado por 41 votos contra 24 na comissão, deve começar daqui a pouco no plenário.
A votação será nominal começando pelos deputados de Roraima. Em seguida votarão os deputados do Rio Grande do Sul; depois, os de Santa Catarina. Em seguida, a votação volta para os deputados de dois estados do Norte.
Ordem de votação no processo de votação do parecer que pede o arquivamento do processo que abertura de investigação contra o presidente Michel Temer.