Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Claudeci Campos

Através da 50ª Sessão Ordinária, que teve início às 9h da manhã desta quinta-feira, dia 30, foi realizada na Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins a eleição para composição da nova Mesa Diretora da Casa Legislativa, que irá atuar no exercício 2018. Recebendo 8 dos 13 votos, o vereador Professor Deley (PSC) foi eleito o novo presidente da Câmara, que contará com o vereador Beto da Goiás (SD), como vice-presidente, o vereador Paulo Sérgio Diniz (PSC), como Secretário Geral e os vereadores João Camargo (PV) e Whisllan Maciel (PSDB), respectivamente 1º e 2º suplente.

A Sessão, que contou ainda com a aprovação de 5 requerimentos e 2 moções de aplausos, foi presidida pelo atual presidente, vereador JC (PMDB) e contou com a participação de todos os vereadores da atual legislatura.

O processo de eleição, realizada através de voto secreto, teve início com o pleito, que elegeu o presidente, tendo como candidatos os vereadores Adriano Moraes (PPS), que recebeu 5 votos e o candidato eleito, Professor Deley, com 8 votos.

Realizada na sequência, a eleição para vice-presidente contou com a candidatura única de Beto da Goiás (SD), que recebeu 11 votos, tendo 2 votos nulos. Candidaturas únicas também foram registradas aos demais cargos. Para Secretário Geral, o vereador Paulo Sérgio Diniz (PSC) recebeu 13 votos; a mesma quantidade de votos foi registrada na eleição para 1º suplente, que elegeu João Camargo (PV); já na eleição para 2º Suplente, o também candidato único, Whisllan Maciel, recebeu o total de 11 votos, com 1 voto nulo e 1 voto em branco.

A nova Mesa Diretora iniciará seus trabalhos a partir do dia 1º de janeiro. De acordo com o presidente JC, o processo de eleição foi conduzido de forma tranquila: “o processo foi conduzido com muita harmonia e hoje conseguimos realizar esta eleição, onde não ocorreram desavenças”, JC também pontuou sobre o processo de transição: “As portas do gabinete da presidência estão abertas para a nova gestão e faremos uma transição limpa e transparente”, destaca JC.

O presidente eleito, Professor Deley, disse que está sendo composto um plano de trabalho que será apresentado a comunidade: “Esse é um grande desafio na minha vida e nesse momento estamos empenhados para elaboração de um plano de ação de trabalho, onde estou ouvindo os colegas e posteriormente será apresentado a comunidade esse plano. Espero que possamos caminhar de forma íntegra e tranquila”, pontua. Professor Deley falou ainda da relação entre os poderes constituídos: “Penso que não estamos aqui para brigar com o executivo de forma alguma, nosso objetivo é contribuir com a cidade, mas nosso papel também é verificar se algo não está bom e reivindicar”, ressalta o novo presidente.

Perfil do Presidente Eleito

Natural de Minaçu Goiás, filho de Antônio José de Oliveira e Helena Maria de Jesus, o Professor Vanderley José de Oliveira, carinhosamente conhecido como Professor Deley; é Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária, graduado em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Em 1998, iniciou sua carreira educacional ainda no Estado de Goiás, mais precisamente na Escola Porantécnica, em Porangatu. Em 2001, após concluir a graduação e passar no concurso para professor da Educação Básica no Estado do Tocantins, veio residir na cidade de Paraíso do Tocantins, juntamente com sua família. Nesse mesmo contexto foi efetivado professor de Língua Portuguesa da saudosa Escola Estadual Paraíso do Norte.

No ano de 2004 foi convidado a fazer parte da Assessoria de Currículo da Diretoria Regional de Ensino. Paralelamente inicia também a docência na Rede Municipal de Ensino. No ano de 2010, retorna à ex-escola Paraíso do Norte, hoje, Deusa Moraes, como Diretor da Unidade de Ensino. Na sequência concretizou mais um ato instrutivo, o Mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO; dessa forma, dá sequência à docência em mais uma fase, a Superior.

Em meados de 2016 se vê frente de mais um desafio: assim, filia-se a um partido político pela primeira vez, PSC (Partido Social Cristão), e, felizmente é eleito vereador, representante do povo da mais próspera cidade do Vale do Araguaia.