Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Acusado de participar da quadrilha que cometeu assalto à Agência dos Correios em Dois Irmãos, Valdomiro de O. foi condenado a 13 anos e 18 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Valdomiro é o último integrante identificado da quadrilha a ser condenado. Outros três criminosos já tinham sido condenados em outros processos movidos pelo Ministério Público Federal (MPF), e um quinto homem não foi capturado pela polícia.

A quadrilha também foi acusada de roubo às Agências dos Correios em Sucupira e Marianópolis do Tocantins, mas os processos referentes a esse caso ainda tramitam na justiça. Em Dois Irmãos, o bando foi condenado por roubo de armas, munições, coletes balísticos e algemas do destacamento da Polícia Militar, onde renderam e tornaram reféns dois soldados da PM, após ameaçar a vida de mais três reféns que já encontravam rendidos pelos criminosos.

Ainda em Dois Irmãos, o bando também rendeu o gerente dos Correios da cidade sob grave ameça com arma de fogo, e roubaram mais de R$ 5.000,00 dos guichês do estabelecimento e de um cofre menor. Após frustradas as tentativas de roubar uma casa lotérica, agência bancária, cooperativa e posto de combustível na cidade, os criminosos fugiram em uma caminhonete S-10 roubada e libertaram os reféns a cerca de 4 km do município.

A sentença foi proferida pela Seção Judiciária do Tocantins, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Valdomiro foi enquadrado por associação criminosa armada e roubo majorado por grave ameaça e uso de violência, previstos no Código Penal. Além dos 13 anos e 18 dias de reclusão, o condenado deverá pagar 201 dias-multa. (Processo 0009110-05.2013.4.01.4300)