Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet-TO) Regional de Guaraí repudiou por meio de nota o parecer da prefeita de Guaraí/TO, Lires Ferneda (PSDB), em que diz que a prefeitura de Guaraí “reitera o seu compromisso com os servidores municipais, que vêm tendo todos os seus direitos respeitados”.

“Como a prefeita diz que respeita os direitos dos servidores se o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação não está sendo cumprido? O PCCR do magistério está engavetado”, questiona a presidente do Sintet, Iolanda Bastos.

Segundo o Sintet, a data-base da Educação de 2017 também está vencida e a de 2018 vence agora no mês de maio. “A prefeitura se comprometeu em apresentar uma proposta para conceder as duas datas-bases no último mês de abril, porém apresentou um índice irrisório”, informa o sindicato em nota.

De acordo com o plano de carreira, o reajuste anual é baseado na Lei do piso, cujo índice em 2017 foi de 7,64% de reajuste do piso e em 2018, de 6,81%.

Para o sindicato, a proposta de data base de 4,88%, (correção das perdas entre maio de 2017 e maio de 2018) apresentada pela prefeitura é desrespeitosa.

O Sintet esclarece ainda que não decide sobre aceitar ou não a proposta de reajuste, mas tem como princípio referendar a decisão da categoria deliberada em assembleia, que foi de recusar a proposta.

“Enquanto a prefeita diz que lamenta que o sindicato não concorda com a proposta, a Educação de Guaraí lamenta mesmo é a omissão da gestora em não receber e nem dialogar com a categoria, antes se esconde atrás de assessorias e secretariados. É lamentável que a prefeita sendo professora por formação, e que inclusive utilizou-se dessa prerrogativa para fazer campanha, tenha tamanho descaso com a categoria’, afirma o Sintet em nota.

Segundo Iolanda Bastos, a prefeita Lires Ferneda prometeu em palanque que seria “uma mãe para a Educação, no entanto a categoria não reconhece tal maternidade”, concluiu.