O lançamento oficial da Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada atraiu mais de 400 advogados e outros convidados na cerimônia realizada neste sábado, 27, em Palmas. No Espaço 10, assim batizada a estrutura, na quadra 108 Norte, o clima era de confraternização entre a classe, sobretudo entre a diretoria que encabeça o grupo que defende o nome de Juvenal Klayber como presidente, e o de Adriana Brandão, como vice da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Tocantins).
“Felicidade é a palavra que expressa o sentimento, não só meu, mas de minha vice, minha diretoria, Conselho Estadual, Conselho Federal e os componentes da CAATO [Caixa de Assistência ao Advogados do Tocantins]. Estou muito grato por essa festa bonita feita por advogados e advogadas que vieram de todas as partes nos ouvir e nos prestigiar. Estamos surpresos com o número tão grande de amigos”, disse Juvenal Klayber, adiantando que volta a visitar cada canto do Tocantins para apresentar as propostas.
“Na verdade, essas propostas nada mais são do que coletâneas de todas as reuniões que já fizemos antes, ouvindo os colegas que nos deram o conteúdo para o nosso projeto. Todos serão atendidos com uma advocacia de união, sem segmentação”, reforçou Juvenal.
A cerimônia foi aberta com um culto ecumênico, em que, pastor e diácono, abençoaram os integrantes e a campanha da chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada.
O grupo destaca a mescla de componentes, representando cada região do estado visando o resgate da carreira e do profissional respeitado. O advogado Paulo Saint Martin, por exemplo, é de Gurupi e vem como conselheiro Federal. “A chapa representa o que há de melhor na advocacia, com jovens advogados, advogados sêniors, muitas mulheres ocupando os cargos. Isso é de total importância, sem contar que a região sul é bem representada na chapa fazendo parte da diretoria, nos dois conselhos e na Caixa de Assistência. Certeza que vamos contribuir muito com a advocacia tocantinense”, afirmou Saint Martin.
A avaliação da importância da ampla representatividade não é diferente para o advogado André Melo Barbosa, de Araguaína, que tem uma das Subseções mais atuantes do Tocantins. “Estamos aqui para trazer o apoio de Araguaína à chapa, pois entendemos que o momento que a advocacia passa é preciso do respeito, da união e da efetividade no exercício da advocacia. O lançamento aqui foi maravilhoso e vamos em frente. Vamos surpreender no norte do Estado. Estamos junto com Juvenal”, assegurou André Melo.
Destaque
A chapa manteve o que pregou sobre a participação da mulher advogada. Elas estão bem presentes, em papéis de destaques na Advocacia Unida, OAB Respeitada. Além de Adriana Brandão, a vice, há também a Ester Nogueira, como Conselheira Federal e Maysa Silva Oliveira, como presidente da CAATO, além de outros nomes dentro das demais funções.
“Esse é o resultado de um movimento que conhece a advocacia e sua realidade. Sabemos que quem vive somente da advocacia, sofre das agruras nas lides forenses e que é necessária uma instituição que veja isso como prioridade. Vamos na defesa dos interesses comuns dos advogados, que são a defesa das nossas prerrogativas e, acima de tudo, que sejam devolvidos à classe, a dignidade e o respeito no tratamento no sistema de justiça que, infelizmente, estamos sofrendo”, concluiu Ester Nogueira.