Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva Fernanda Tainã (em pé), falou das potencialidades de Rio da Conceição Fernanda Tainã (em pé), falou das potencialidades de Rio da Conceição

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realizou, na manhã desta quarta-feira, 24, na sede do órgão, uma reunião com os representantes dos oito municípios que integram a região das Serras Gerais e de representantes do trade para tratar sobre as ações do potencial do turismo da região.

Na ocasião, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, apresentou os indicativos realizados por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). O levantamento destaca todo o mapeamento da região, a exemplo da infraestrutura, perfil dos turistas, atendimento, acesso, restaurantes, sinalização, meios de hospedagem, dentre outros.

Durante a reunião, os representantes dos municípios que integram as Serras Gerais apresentaram o portfólio contendo informações de todos os atrativos turísticos, culturais e históricos da região.

Segundo o presidente da Adetuc, o encontro com o trade do turismo será um divisor de águas para região das Serras Gerais.  A ideia é aumentar o ingresso de turistas e a média de estadia, aproveitando programa Stopover, além da oferta de novos voos que contribuirão com as sete regiões turísticas do Estado.

“Hoje é um marco importante para região das Serras Gerais, pois podemos ouvir todas as demandas do trade do turismo. O governador Mauro Carlesse nos determinou que todos os projetos apresentados fossem encaminhados para o desenvolvimento de ações em prol do fomento do turismo, visando o fortalecimento econômico e social daquela região”, destacou Lyra.

Segundo o secretário de Estado da Comunicação Social, João Neto, o encontro foi de fundamental importância para traçar ações que promovam o turismo, pois demonstra que os municípios estão organizados para atender o turista. “A região está mobilizada, visando o desenvolvimento do turismo. Nesse sentido, o governo vem trabalhando para que esses municípios recebam o apoio necessário para que possamos fazer do turismo um grande negócio para o Tocantins”, ressaltou.

Para a secretária de turismo e meio ambiente do município de Almas, Raquel Macedo, a reunião foi muito produtiva. “Os municípios que compõem a região das Serras Gerais já possuem um produto turístico formatado, precisávamos desse apoio do governo para impulsionar a atividade turística da região, o que contribuirá com uma maior visibilidade dos atrativos turísticos e a geração de emprego e renda”, frisou.

Participantes

Participaram da reunião os representantes dos municípios Natividade, Rio da Conceição, Dianópolis, Aurora do Tocantins, prefeitura de Palmas, Almas, Lavandeira e Taguatinga, Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

E ainda, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Associação de Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do Tocantins (UFT), além do Sesc, Senac e Sebrae Tocantins.

Memorial

Ainda nesta quarta, será realizado, a partir das 19 horas, no Memorial Coluna Prestes, a apresentação do potencial da região das Serras Gerais. O presidente da Adetuc, Tom Lyra, ministrará palestra com o tema “O papel do Estado na articulação do turismo nas Serras Gerais”. Já o coordenador da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae/TO, Alex Veras Dias, e a consultora em Desenvolvimento de Territórios Turísticos do Sebrae/TO, Tatiana Fernandez, apresentarão ações de ordenamento das Serras Gerais.

O potencial turístico da região será o tema apresentado por Roosevelt Moldes, coordenador do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias. Fernanda Tainã Castro, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de Rio da Conceição, dará uma visão geral sobre o trade turístico dos oito municípios. Também estão previstas apresentações culturais, degustação de pratos típicos e exposição do artesanato da região.