Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social,  Messias Araújo, fala do pontecial de geração de renda do projeto Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Messias Araújo, fala do pontecial de geração de renda do projeto

Em crescimento e se firmando como alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, a Economia Solidária foi pauta de reunião na manhã desta quarta-feira, 24, entre o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Messias Araújo, acompanhado de sua equipe de apoio, com os 17 prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e técnicos de referência que integram o projeto Ecosol Territorial no Tocantins. 

O encontro foi para acertar os ajustes da próxima etapa dos projetos de inclusão produtiva urbana e rural que serão desenvolvidos pelos municípios, em parceria com a  Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social - SETDS. O projeto Ecossol Territorial entrará na etapa de execução, com a capacitação dos agentes de desenvolvimento local. No Tocantins, o projeto está instalado, por meio de pontos de apoio, em 17 município, subdivididos em três macrorregiões (Territórios da Cidadania): Bico do Papagaio, Jalapão e região sudeste do Estado.

A feira Ecosol em Araguatins, que fica localizada na microrregião do Bico do Papagaio, foi destaque na reunião desta quarta-feira,24. Segundo o prefeito do município, Cláudio Santana, “o projeto veio para resgatar do anonimato os produtores rurais e artesãos que hoje interagem com a comunidade e trazem seus produtos direto para os consumidores, movimentando a economia da cidade. Atualmente, contamos com mais de 180 feirantes cadastrados e a meta é elevarmos o número  ainda mais,” destacou.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Messias Araujo ressaltou que o projeto será de grande importância para os municípios do Tocantins na geração de renda. “Disponibilizaremos nossa equipe para capacitação de todos os pequenos produtores e empreendedores interessados em desenvolver os seus produtos. Também vamos trabalhar para fortalecer o intercâmbio entre as regiões do Estado”, explicou o secretário.

O responsável pela execução técnica do projeto na SETDS, Valter Frota, pontua que a pasta faz a gestão administrativa, financeira e operacional do projeto, enquanto o Conselho Estadual de Economia Solidária monitora a efetiva implementação das ações e o alcance dos resultados esperados.

Sobre o Projeto Ecosol Territorial

O projeto Ecosol Territorial é fruto de uma parceria entre a SETDS e o extinto Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Os 17 municípios que integram o projeto são: Esperantina, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá do Tocantins, Araguatins, Augustinópolis, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Paranã, Taipas do Tocantins e Dianópolis.