Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Fórum de Almas pode ser fechado por Tribunal de Justiça

Fórum de Almas pode ser fechado por Tribunal de Justiça Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fórum de Almas pode ser fechado por Tribunal de Justiça Fórum de Almas pode ser fechado por Tribunal de Justiça

Os moradores da cidade de Almas na região Sudeste do Tocantins e a 276 km da capital Palmas, protestam novamente nesta sexta-feira, 26, contra o fechamento da comarca do Poder Judiciário no município.

Desta vez a manifestação é organizada pelas secretarias de Educação e de Assistência Social da Prefeitura e é esperada uma participação massiva de servidores e populares.

Desde o segundo semestre do ano passado a população da cidade está apreensiva com a notícia de que o Tribunal de Justiça pretende fechar a comarca de Almas, bem como outras 7 comarcas de primeira entrância em todo o estado. O jornalista Rinaldo Moreira da Nóbrega, morador de Almas, é um dos principais defensores da permanência da comarca na cidade. “É um de nossos principais patrimônios, pois através dela estamos assistidos pela justiça, a Comarca de Almas durante esses anos de história foi bastante produtiva, sua produtividade equivale a uma comarca de segunda instância”, defende.

Nóbrega diz que o sentimento da comunidade é de medo e insegurança, pois teme que o fechamento da comarca ocasione também o fim do funcionamento de outros aparelhos de justiça e segurança pública na cidade. “O que ocorrerá será bastante grave pois além da comarca também fechará as portas do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Delegacia de Polícia Civil”, alerta.

Uma vez fechada a comarca, a população de Almas passaria a ser assistida pela comarca de Natividade, a 75 km do município. Atualmente cerca de 700 processos tramitam  na comarca de Almas, são litígios de moradores do município e também de Porto Alegre do Tocantins, cidade vizinha a Almas.

A manifestação em defesa da comarca acontece nesta sexta a partir das 16 h com concentração na Praça da Rodoviária.