Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A ação lançada pela senadora Kátia Abreu para acabar com a fila por cirurgias de catarata no estado, batizada de “Tocantins – Catarata Zero”, já pagou R$ 6 milhões em emenda parlamentar para as prefeituras darem início aos atendimentos.

Os recursos já estão na conta das prefeituras e serão suficientes para a realização de mais de 6.500 cirurgias de catarata. Todos os 139 municípios tocantinenses serão atendidos e receberão os valores conforme o número de habitantes.

“Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com prefeitos e secretários de saúde para essa verdadeira força-tarefa em prol das pessoas que mais precisam da cirurgia. Todos estão animados pela agilidade com que o recurso já foi pago e com a perspectiva de cura dos pacientes”, afirmou Kátia Abreu.

Cinco cidades

Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Tocantinópolis - receberam inicialmente os recursos porque ainda possuem Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC). Esses municípios serão referência e atenderão a pacientes de todos municípios o estado. Para 2020, outras prefeituras serão beneficiadas diretamente com a ação, que receberá novos aportes até que seja zerada toda a demanda de cirurgias de catarata.

“Buscamos dados do Banco Mundial e da Sociedade Tocantinense de Oftalmologia que mostram que, no Brasil, 2% da população necessita de cirurgia de carata. Dessa forma, decidimos trabalhar com o mesmo percentual para os municípios, sendo que para este ano (2019) nós vamos trabalhar com 20% desse total, de forma a contemplar todos os 139 municípios tocantinenses”, esclareceu a senadora.