Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Foi realizada no auditório do Instituto Vinte de Maio, em Palmas/TO, nesta última quarta-feira, 4, a abertura nacional do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS) no Tocantins. O evento é promovido pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), contando ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretaria Municipais de Saúde (CONASEMS).

O curso é destinado aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores públicos municipais e estaduais, preferencialmente que já atuam nas ações de Vigilância em Saúde. A especialização será realizada simultaneamente em todo o país, e a abertura do curso foi feita em todos os estados e no Distrito Federal, de acordo com o cronograma. No Tocantins foram oferecidas quarenta vagas, para todos os municípios.

O objetivo da qualificação é especializar os profissionais para atuação em diferentes cenários, articulando as ações de vigilância, prevenção, promoção e controle de doenças. Assim, a capacitação será importante para que os profissionais sejam capazes de utilizar o raciocínio epidemiológico e responder de forma adequada às emergências em Saúde Pública de cada município.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Perciliana Bezerra, a qualificação será muito relevante para a Saúde tocantinense. “A aplicabilidade desse curso na organização dos processos de trabalho é importante no ponto de vista de monitoramento e avaliação dos dados que nós produzimos, para que as informações sejam analisadas e em seguida apuradas, retratando a realidade de cada estado e território, no que tange os agravos que atingem a população”, explica.

O servidor da SES e facilitador do Hospital Sírio-Libanês para a especialização, André Henrique Ribeiro, esclarece que o curso é importante para o fortalecimento do SUS. “Essa capacitação busca capacitar os profissionais de saúde em relação ao raciocínio epidemiológico, analisar e promover uma análise situacional de saúde, para melhoria das ações, e consequentemente a população receber um serviço de melhor qualidade e eficiência do SUS”, ressalta.

Para a enfermeira Adriane Cândido Barbosa, que trabalha na Unidade Básica de Saúde de Araguacema, a especialização é uma oportunidade de adquirir conhecimento que pode ser repassado aos colegas. “É a primeira vez que eu faço um curso de Vigilância em Saúde e estou com uma expectativa muito grande, pois pretendo melhorar o meu olhar sobre esse assunto, ajudando assim a saúde da população de Araguacema, junto com toda a minha equipe”, ressaltou.

Curso

A especialização terá uma carga horária de 360 horas, com atividades presenciais e à distância, que acontecerão em 10 módulos, com início dia 4 de março e término em 27 de novembro de 2020.  As atividades presenciais do curso ocorrerão na cidade-sede da região a qual o interessado está vinculado, no caso do Tocantins, será em Palmas. A capacitação contará com encontros mensais de três dias consecutivos que ocorrerão de quarta-feira à sexta-feira, entre às 8h e às 18h no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Já para a realização das atividades à distância, é necessário que o aluno tenha acesso à internet e demais ferramentas digitais.

A qualificação no Tocantins conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO).