Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

O prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira, recepcionou na manhã desta terça-feira, 10, por volta das 10 horas, no aeroporto da cidade, o governador Mauro Carlesse, que chegou à cidade acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Toinho  Andrade e dos deputados estaduais Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, Luana Ribeiro, Claudia Lelis, secretários, prefeitos do Sudeste do Estado e demais lideranças políticas da região, para inauguração de obras de reconstrução da pavimentação asfáltica da TO-040.

A obra, compreendendo melhorias de reconstrução de pavimento asfáltico, reabilitação, reforço estrutural, drenagem e sinalização horizontal e vertical, em 285 km de rodovias, foi executada com investimento de R$ 80 milhões. “Essa obra representa desenvolvimento. O Estado do Tocantins está trabalhando para desenvolver a vida do cidadão. Essa região tem muita escoação da produção local e essa obra representa o desenvolvimento do nosso Estado, da região Sudeste”, destacou o governador.

A obra soma onze trechos, totalizando 285 km. O Governo do Estado entrega entre esta terça-feira e quarta-feira, oito dos onze trechos que somam 211 km. São eles: Dianópolis/Novo Jardim (33,20 km); Novo Jardim/Divisa TO-BA (37,20 km); Entroncamento TO-040/Ponte Alta do Bom Jesus (38,00 km); Ponte Alta do Bom Jesus/Entroncamento da BR-242 (35,50 km); Taguatinga/Aurora (44,00 km); Aurora/Lavandeira (15,60 km); Lavandeira/Combinado (6,50 km); e Entroncamento da TO-110 até o Rio Azuis.

Além do escoamento de produção, a obra vai facilitar o acesso a importantes atrativos turísticos das Serras Gerais, com várias cachoeiras, lagos, lagoas, rios, e prática de trakking, snorkel, rafting, trilha, canoagem, banhos, contemplação da natureza e camping.

A obra é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e o Banco Mundial, pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), segunda etapa, na modalidade Contratos de Reabilitação e Manutenção (CREMA).

Hospital Regional de Dianópolis

Durante sua visita, ao lado do prefeito Padre Gleibson Moreira, o governador garantiu a reconstrução do Hospital Regional de Dianópolis (HRD). “Vamos reconstruir o Hospital Regional. Já compramos equipamentos, camas novas, e vamos trazer médicos e realizar cirurgias eletivas. Não justifica uma mulher gestante sair daqui, para dar à luz em Palmas. Essa descentralização tem que acontecer e vai acontecer. Vamos melhorar essa estrutura, a população precisa. Outra novidade para o fortalecimento do HRD é que estamos liberando a UTI para o hospital de Dianópolis”, disse.

O prefeito Padre Gleibson Moreira, comemorou a notícia sobre o HRD. “Um dia histórico para o Sudeste, que há muitos anos vivia esquecido, sem asfalto, com buracos, vendo sua produção ser prejudicada com a má qualidade das rodovias. Agradecemos ao governador Mauro Carlesse, por acreditar na potencialidade da nossa região. Um governo municipalista. O HRD é uma luta constante. Por várias vezes estive nos gabinetes dos nossos deputados e com o próprio governador solicitando essa demanda que é da região. Aguardamos ansiosos essa reestruturação e a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HRD. Ganha Dianópolis, ganha a região Sudeste. Nosso muito obrigado”, finalizou.

De Dianópolis a comitiva do governador seguiu para Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus, onde inaugura os demais trechos, com almoço, seguindo para Taguatinga, de onde também segue para Aurora, Lavandeira, Combinado e Novo Alegre. (Com informações do Governo do Tocantins)