Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Prefeito Manoel Silvino busca minimizar os impactos negativos da pandemia na educação

Prefeito Manoel Silvino busca minimizar os impactos negativos da pandemia na educação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeito Manoel Silvino busca minimizar os impactos negativos da pandemia na educação Prefeito Manoel Silvino busca minimizar os impactos negativos da pandemia na educação

Atendendo determinação do prefeito Manoel Silvino (SD), que está empenhado em buscar mecanismos que possibilitem a continuidade do calendário escolar, sem prejudicar o ano letivo dos alunos da Rede Municipal de Educação de Tocantínia, a Secretaria de Educação já está colocando em prática um conjunto de ações, que foram anteriormente discutidas e aprovadas pelos os integrantes do Conselho Municipal de Educação.

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, informou que foi disponibilizada uma   plataforma virtual   para os alunos da rede municipal, com mais recursos para o desenvolvimento das atividades educacionais à distância, ressaltando que essa modalidade de ensino funcionará durante todo o período de suspensão das aulas presenciais.  Por meio da plataforma serão postados vídeo-aulas, exercícios e atividades interativas para o desenvolvimento dos conteúdos escolares.

André Goveia explica que a ferramenta possibilita ao aluno acessar ebooks, informativos e outros referenciais bibliográficos.  Além disso, cada escola terá seu espaço virtual, onde o aluno pode acessar a sua sala de aula e interagir com os colegas e professores da turma. Também é um espaço de comunicação entre a escola e a família, no qual, também, ambos poderão participar de atividades formativas sobre a pandemia.

Diferencial

Segundo ainda o secretário André Goveia, o grande diferencial da plataforma pedagógica da rede municipal de Tocantínia, é o espaço do Projeto Leitura Viva, que foi especialmente reconfigurado, agora, de forma virtual, ganhando um ícone de incentivo à leitura e a escrita, com metodologias direcionadas para atividades de leitura à distância.

Por meio do ícone do Leitura Viva o aluno participará, ainda,  do certame literário  Prêmio Leitura Viva: ler e escrever para o coronavírus,  que visa incentivar a leitura e a escrita no alunado e,  ao mesmo tempo,  se prevenir e preservar a vida diante do contexto da pandemia.

O secretário falou ainda que o prêmio trabalha com diversas categorias como conto, poesia, desenho, redação, frases, paródias e até produção de vídeos e fotografia. Todos os trabalhos serão postados pelos alunos na plataforma  virtual, sendo que os melhores trabalhos participantes  ganharão prêmios.

Formação Continuada 

Os professores do municipal passaram por um processo de formação para o manuseio da plataforma e um tutorial será disponibilizado aos pais e alunos para orientá-los a usarem a ferramenta. As dúvidas serão sanadas pelos agentes de tecnologias educacionais de cada Escola bem como pela Coordenação de Tecnologias Educacionais da Semed, atribuições que foram criadas para melhor assessorar as Escolas durante as atividades escolares remotas.

Ainda como diferencial a plataforma da Rede Municipal de Educação de Tocantínia traz um espaço exclusivo para os alunos com deficiência que é a Sala de Recursos Multifuncionais com atividades e metodologias voltadas a este público como atividades em libras e com recursos audiovisuais que permitam o processo de ensino e aprendizagem.