Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A doença ainda é a segunda mais incidente no público masculino entre todos os cânceres

A doença ainda é a segunda mais incidente no público masculino entre todos os cânceres Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A doença ainda é a segunda mais incidente no público masculino entre todos os cânceres A doença ainda é a segunda mais incidente no público masculino entre todos os cânceres

Por muitos anos, quando o assunto é saúde, o homem sempre foi taxado como o mais resistente e teimoso para fazer as consultas e exames de rotina. E quando o assunto é o rastreamento do câncer de próstata, o preconceito é ainda maior.

Felizmente, esse tabu vem diminuindo, mas não podemos baixar a guarda: o câncer de próstata é o segundo mais incidente no público masculino brasileiro (perde apenas para o de pele não-melanoma).

E de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), outros números mantêm a luz de alerta acesa para o sexo masculino.

- A maioria dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e em 2018 foram responsáveis por mais de 15 mil mortes;

- No Brasil, em 2020, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata;

- Tocantins: previsão de 760 casos em 2020.

Um toque com o poder de salvar a sua vida

Dr. João Vitor Quadra Vieira dos Santos, médico urologista do Centro Urológico do Tocantins, em Araguaína, lembra que o rastreamento para o câncer de próstata deve ser feito de forma individualizada com base na história familiar do paciente, idade e outros fatores de riscos. Dentre as ferramentas disponíveis para o diagnóstico, há o exame de sangue (PSA) e o exame do toque retal. 

“O toque retal, que causa grande angústia e preocupação, é uma das ferramentas utilizadas no diagnóstico precoce do câncer da próstata. É um exame indolor com duração de, no máximo, 10 segundos e que ajuda a definir o tamanho da próstata e determinar se existem nódulos suspeitos para o câncer”, explica o médico.

Quando começar e por quê?

A indicação é que os homens façam os primeiros exames da próstata a partir dos 50 anos. Mas há algumas situações específicas que pedem um adiantamento nesse exame:

- Homens negros ou com familiares de primeiro grau que desenvolveram o câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de ter a doença. Por isso devem começar a fazer os exames aos 40 ou 45 anos, a depender da avaliação médica

Riscos de acordo com a idade 

Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, após os 50 anos, 10% dos homens podem desenvolver o câncer de próstata. E o envelhecimento é o principal fator de risco, já que, depois dos 75 anos, essa taxa pode chegar a 50%.

Entre outros fatores de risco para a doença também estão o sedentarismo, obesidade e alimentação desbalanceada, com muita gordura e poucas frutas, verduras e legumes.

E quais são os sintomas mais clássicos?

A maioria dos pacientes são assintomáticos na fase inicial da doença, apresentando sintomas apenas quando a doença já é muito avançada e tendo, nesses momentos, baixas chances de cura. 

Os principais sintomas da fase avançada da doença são o jato fraco, aumento da frequência urinária, sangue na urina, dores na região das costas e do quadril sinalizando metástases ósseas, a mais comum.

“Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem uma chance de cura superior a 90%, por esse motivo a prevenção e o rastreamento precoce devem ser estimulados”, reforça Dr. João Vitor.

E, finalizando, o que é a próstata?

A próstata é um órgão que só os homens têm e é responsável pela produção dos fluídos e nutrientes do esperma. Fica abaixo da bexiga e a uretra, responsável por conduzir a urina, passa por dentro dela.