Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Lira, em pé ao centro, logo após resultado da votação na Câmara

Lira, em pé ao centro, logo após resultado da votação na Câmara Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados Lira, em pé ao centro, logo após resultado da votação na Câmara Lira, em pé ao centro, logo após resultado da votação na Câmara

Com 302 votos, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito novo presidente da mesa-diretora da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Lira recebeu apoio dos partidos do chamado Centrão e também do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Dos oito votos da Bancada Tocantinense na Câmara, o novo presidente recebeu 5, que vieram dos deputados federais Carlos Gaguim (DEM), Eli Borges (SD), Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD) e Vicentinho Júnior (PL).

Os parlamentares tocantinenses comemoraram a eleição de Lira logo após a votação.

Tiago Dimas, que evitou manifestar seu voto antecipadamente, foi às redes sociais para comemorar e parabenizar o novo presidente. “Estou muito convicto de que [Lira] pautará as principais medidas para que possamos ajudar o Brasil, tanto no enfrentamento a essa horrível pandemia, quanto a imunização da população e aprovação do que for necessário para que a vida seja preservada e, claro, sem esquecer das demais pautas para que a vida tenha continuidade”, declarou.

Osires Damaso também parabenizou o novo presidente e pediu o fortalecimento da transparência das ações da Câmara. “A escolha de Lira para comandar a Câmara garante a independência da Casa de Leis. Tenho confiança de que as instâncias colegiadas serão fortalecidas, bem como a transparência será ampliada”, disse.

“Parabenizo o novo presidente da Câmara dos Deputado, o amigo Arthur Lira. Que Deus o ilumine e guie para conduzi-lo nos trabalhos da Casa e para o bem maior do nosso Brasil!”, manifestou o deputado Vicentinho Júnior em uma rede social.

Eli Borges comemorou a vitória do que definiu como “os princípios do conservadorismo e da centro-direita. Esse é o caminho das defesas que prometi fazer”. Já Gaguim, mostrou os bastidores da votação de dentro do Plenário e disse, “esperávamos 300, foram 302 votos. Agora é só alegria. Parabéns, presidente”.

O principal adversário de Arthur Lira foi Baleia Rossi (MDB-SP), que obteve 145 votos. Os demais seis candidatos tiveram menos de 20 votos cada.