Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna para cobrar novamente do Executivo a realização dos concursos públicos do Estado. Na ocasião, o parlamentar destacou a carência nas áreas da educação e saúde e reafirmou a importância de efetivos para a continuidade do serviço com autonomia. O pronunciamento ocorreu durante sessão ordinária, na última terça-feira, 5.

Clamor popular

“Há um clamor por parte da sociedade, de concurseiros, para que haja concurso público. Não é no sentido que se faça concurso em meio a pandemia sem resguardar a saúde dos participantes, mas não existe porque o Governo do Estado tenta justificar a ausência de concurso neste momento. O próprio governador, em plena pandemia, anunciou o concurso da polícia civil, já foram lançados os editais dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, pontuou o deputado.

Há mais de 10 anos

Geo também destacou que o último concurso da Educação ocorreu há mais de 10 anos e que o grande número de contratos no Estado gera uma incerteza para os servidores. “A cada término de ano, os servidores contratados ficam à mercê da gestão, sem saber se darão continuidade ao funcionamento do serviço ou não. Para que não tenhamos novamente algo semelhante prejudicando a funcionalidade do serviço público, que façamos o concurso. Se existe a possibilidade de indicações é porque existe a necessidade de concursados”, pontuou.

Concurso para Assembleia Legislativa

Desde o início de seu mandato na Assembleia Legislativa, em 2019, Geo também cobra a realização do concurso da Casa de Leis. “Assim como cobro o concurso da Saúde, da Educação, do Quadro Geral, solicito também o concurso desta Casa de Leis. Já apresentei diversos requerimentos sobre o assunto e venho agora solicitar que seja feita uma comissão para o levantamento dos cargos necessários para o certame da Assembleia”, informou o deputado.