Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae recebeu, na tarde de quarta-feira, 30, a visita de dez prefeitos do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia. Os gestores estavam interessados no Programa Cidade Empreendedora, que usa estratégias de desenvolvimento territorial para direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico local.

“Essa articulação junto aos municípios fortalece a interlocução direta com o pequeno negócio. Os prefeitos também fazem o trabalho para fomentar o pequeno negócio e com o apoio do Sebrae, essa frente se amplia e se qualifica, num formato mais efetivo e de maior alcance, gerando uma parceria de sucesso”, disse o presidente do Conselho do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos.

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos como lideranças locais, desburocratização, compras governamentais, inovação e sustentabilidade, cooperativismo e crédito, entre outras. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.

O vice-presidente do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia, prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior Carvalho, o Big Jow (Progressistas), incentivou o grupo a participar do programa. “Somos hoje uma irmandade. Nos apoiamos e trocamos informações. O Cidade Empreendedora, com certeza, vai nos ajudar nesse momento”, comentou.

Os planos de trabalho serão personalizados, levando em consideração a vocação de cada cidade. O Sebrae já identificou oportunidades como a instalação de multinacionais, a geração de renda para as mulheres, as vendas para o poder público, a regularização fundiária, as agroindústrias, o turismo e o comportamento empreendedor nos jovens.

“O Sebrae percebeu que, após a pandemia, o trabalho junto às micro e pequenas empresas não seria suficiente para fazer a economia dos municípios acelerar no ritmo que o país precisa, em função do desemprego e do fechamento de empresas. Se conseguirmos implementar as soluções em todas as prefeituras do Vale do Araguaia, o desenvolvimento acontece como um todo na região. Esse é o objetivo de se reunir em consórcio, um benefício para todos”, enfatizou o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes.

O Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia é formado por Araguacema, Abreulândia do Tocantins, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil e Pium.