Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

(Foto: Divulgação TSE)

Uma experiência marcante para a vida. Esse é o mote da nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incentivar a inscrição de mesárias e mesários voluntários para atuar nas Eleições Gerais de 2022. A iniciativa será veiculada em rádio, televisão e redes sociais do Tribunal a partir desta segunda-feira (4) até o fim do ano.

A ideia central da campanha é mostrar que a experiência de ser mesária ou mesário faz parte de missão da cidadania. Para isso, o material veiculado compara o voluntariado nas eleições com outras realizações importantes da vida. “Em tempos tão críticos, buscamos preparar uma campanha que apelasse para a empatia e para a grandeza do serviço do mesário”, explica Fábia Galvão, coordenadora de Mídias e Web da Corte Eleitoral.

Foram produzidos quatro filmes publicitários, que mostram cenas do trabalho de mesário voluntário arrematadas com frases e expressões populares, como “plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho...” ou ainda “comer, rezar e amar...” e “adotar novos hábitos, fazer novos amigos”. Os vídeos terminam com o slogan da campanha: “Acrescente uma missão importante na sua vida. Nas próximas eleições, seja mesária ou mesário voluntário”.

Missão de cidadania

Para a Justiça Eleitoral, essa ajuda espontânea tem um grande valor, uma vez que o voluntário exerce a função com mais motivação e comprometimento. Segundo informação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), nas Eleições Municipais de 2020, atuaram 1.453.578 mesárias e mesários, dos quais 958.992 (66%) se apresentaram voluntariamente. Essa colaboração é essencial para a realização das eleições, porque contribui de forma decisiva para a legitimidade do processo eleitoral e, ao mesmo tempo, ajuda a Justiça Eleitoral a concretizar sua função.

Um dos mesários voluntários que encaram o serviço nas eleições como uma missão é o cearense Francisco Carlos da Silva. Há mais de 20 anos, a cada pleito na Seção nº 285 de Fortaleza (CE), as eleitoras e os eleitores são recebidos com um tapete vermelho e um café da manhã de boas-vindas. Conhecido como Carlos Careca, o mesário sempre recebeu apoio e estímulo pelo trabalho que executa no dia da votação.

“Acho que podemos pensar diferente e ainda assim conviver bem. Votar é o maior recado de civilidade da cidadania. Juntos, fazemos uma corrente do bem. Acredito no amor ao próximo. Só nós temos condições de mudar o mundo, e eu tento fazer a minha parte”, diz o taxista, que também atua como ativista ambiental e artista plástico.