Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizado em São Paulo neste final de semana, o 2º Encontro Nacional do Podemos Mulher contou com a participação de uma delegação tocantinense de três dirigentes do partido no Estado – a professora, cirurgião-dentista, diretora-presidente da Facit (Faculdade de Ciências do Tocantins) e pré-candidata a deputada federal, Ângela Maria Silva; a professora, líder comunitária e secretária estadual do partido no Tocantins, Valéria Domingues; a médica-veterinária Márcia Helena da Fonseca, presidente estadual do Podemos Mulher no Tocantins, e a professora Vânia Nascimento.

Além delas, o presidente estadual do partido no Tocantins, Ronaldo Dimas, participou do encontro. O objetivo do evento foi de motivar e alinhar estratégias para a próxima disputa nacional. O partido, atualmente, é presidido pela deputada federal paulista Renata Abreu (SP).

O evento reuniu as presidentes do Podemos Mulher nos 26 estados do Brasil, e do Distrito federal. Para a presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro, todas têm o sonho comum de ampliar a participação feminina na política. “Todas nós temos um sonho em comum: colocar nós, mulheres, na posição de destaque que merecemos. Assim como, garantir igualdade, e acabar, de vez, com as diferenças. Sozinhas, somos fortes, mas, juntas, somos imbatíveis”, ressaltou Márcia.

Para Márcia Helena, o vento foi super especial. “Conheci mulheres fantásticas e inspiradoras. Cada fala e cada palestra uma motivação. Temos muito que implantar no Tocantins para uma inserção e representatividade da mulher de forma mais abrangente no meio político partidário. Convido a todas as mulheres para conhecerem o Podemos porque juntas podemos transformar o Tocantins, pois tudo começa conosco”, destacou a presidente Mulher do partido.

Já Valéria Domingues classificou o evento como um grande divisor de águas. "Não conhecia os ideiais, quando participei vi mulheres engajadas, mulheres como eu, com história semelhante. O Podemos mostra que se pode fazer a boa política, sem corrupção, com respeito às diferenças, uma política com amor e sem ódio. Fico agradecida por participar desse partido, vem ao encontro dos meus ideias, do que eu penso. Só tenho gratidão mesmo, espero que possamos transformar o Brasil através da política com as mulheres”, destacou a secretária estadual do partido.

Por sua vez, Ângela Silva destacou os melhores momentos do encontro e o caráter plural do partido. “Foi um encontro com temática voltada para a reflexão dos propósitos que cada pessoa tem para si e depois para a sociedade. Com consciência na mudança a partir de nós mesmos. Foi excepcionalmente importante cada momento. Uns dos maiores destaques esteve na fala da deputada federal Renata Abreu sobre a vida da mulher na política e sua capacidade nas decisões com sentimentos e força de uma mãe. Teve momento da vida real com Geraldo Rufino (da JR Diesel, maior empresa de reciclagem da América Latina) sobre a importância das mulheres na sociedade e mentoria de sua mãe sobre a vida dele. O nosso partido tem propostas e oportunidades para todos e todas aquelas que têm vozes e querem ser ouvidas”, ponderou a pré-candidata a deputada federal.

Vânia Nascimento destacou a valorização das mulheres por parte do partido. “Sinto-me feliz em estar filiada a um partido que valoriza as mulheres, promovendo eventos para discussão e valorização da mulher na política. O seminário com o tema motivador (A Mudança Inicia Dentro de Mim) foi um momento único. Nele, pude conhecer mulheres maravilhosas, determinadas e que muito nos motivaram com suas belíssimas trajetórias políticas. Momento onde nós mulheres percebemos o tamanha da nossa força, e que podemos ser o que quisermos ser. Juntas, podemos mudar o Tocantins, o Brasil e o mundo”, detalhou Vânia.

Para Ronaldo Dimas, a realização do encontro foi muito positiva e mostra que o Podemos tem um programa sério de qualificação política e inserção das mulheres. “Nosso partido trabalha pela integração em todas as esferas”, afirmou. (Com informações do Podemos Nacional)