Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Palmas, Araguaína, Tocantinópolis e Porto Nacional receberam recursos nesta semana para o programa Tocantins Cirurgia Fila Zero, que atenderá pacientes de todo o estado para as cirurgias de hérnia, vesícula, histerectomia, laqueadura e períneo. O programa é um projeto da senadora Kátia Abreu (PP-TO) para zerar as filas de cirurgias eletivas no Tocantins

“Nós vamos zerar essa fila de pacientes que já foram regulados pelos municípios, mas estão há anos na fila de espera pela sua cirurgia eletiva. Até 2022 os moradores de todos os 139 municípios serão atendidos. Cuidar da saúde das famílias do Tocantins é prioridade para mim”, garante a senadora Kátia Abreu.

Até o momento já foram pagos R$ 4.853,606,00 para os quatro municípios que serão a base para pacientes das cidades próximas. Ao todo, até o final do programa, serão disponibilizados R$ 10 milhões para a realização de 2.700 cirurgias.

Entenda melhor como será o programa:

Quais cirurgias são realizadas no programa?

Hérnia

Vesícula

Histerectomia

Laqueadura

Períneo

Quem pode fazer a cirurgia?

Pacientes que já têm indicação médica para a cirurgia, mas ainda aguardam na regulação da fila de espera do SUS.

Como conseguir atendimento?

Os pacientes devem procurar o posto de saúde da sua cidade para atendimento com médico clínico. Após realização de todos os exames, serão chamados para a cirurgia conforme ordem já estabelecida na regulação do SUS.

Em quais cidades ocorrerão as cirurgias?

Araguaína

Palmas

Porto Nacional

Tocantinópolis

Para que não fiquem dúvidas sobre como serão os procedimentos, o gabinete da senadora Kátia Abreu disponibilizou o Disque Cirurgia: (63) 99296-5900.