Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Talita Gregório

Foto: Talita Gregório

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta quinta-feira, 10, em primeira fase de votação, a continuação do processo de impeachment contra o governador afastado, Mauro Carlesse. Na ocasião, foi lido um resumo do parecer do deputado estadual e relator, Professor Júnior Geo (PROS), aprovado por unanimidade entre os parlamentares.

Após a leitura do resumo do relatório, o advogado autor da denúncia, Evandro de Araújo de Melo e o advogado da defesa de Mauro Carlesse, Juvenal Kleyber Coelho, ocuparam a tribuna e fizeram suas argumentações por cerca de 15 minutos. Logo após, o Professor Júnior Geo apresentou seus apontamentos, defendeu a relevância do seu relatório e a importância do prosseguimento do processo de impeachment.

Em sua fala, Geo pontuou que o afastamento foi realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que poderá a partir de agora, a Comissão Mista, formada por cinco deputados e cinco desembargadores, dar continuidade no processo de impeachment. “Venho aqui defender o meu relatório, defender o interesse público e defender o interesse de milhares de pessoas deste estado que foram prejudicadas em decorrência do desvio de verba pública”, ressaltou.

Votação Unânime

“O resultado que ocorreu aqui, por unanimidade, da continuidade do processo de cassação do governador afastado Mauro Carlesse é a vontade popular, é o sentimento que nós encontramos na rua por todos os lugares que nós vamos. Votamos pela vontade popular, mas também porque houve embasamento e fatos que justificaram esse afastamento”, afirmou o Professor Júnior Geo.

“A existência de corrupção, de propina, de ação direta em cima da Polícia Civil para que essa não viesse a fazer o seu papel investigativo, contra os atos cometidos pelo Governo do Estado justifica de forma significativa o afastamento e agora a continuidade do processo de cassação. É o entendimento de todos os deputados, por isso votado por unanimidade”, disse Geo ao final da sessão.  

Próximos Passos da Processo

Os deputados se reunirão nesta sexta-feira, 11, em sessão extraordinária, a partir das 17h45, para votar o segundo turno da continuação do processo de impeachment contra Mauro Carlesse. A votação pode ser acompanhada pelo canal da Assembleia Legislativa do Tocantins no Youtube.