Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo atender as demandas reprimidas e dar qualidade de vida aos homens acometidos por enfermidades que podem evoluir ao câncer de próstata, o Governo do Tocantins realiza no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), um mutirão de cirurgias urológicas por vídeo. A força tarefa acontece nesta quarta-feira, 27, quando serão realizados 10 procedimentos Ressecção Transuretral da Próstata (RTU).

A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) é articulada pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) que articula a execução de cirurgias, melhorias das unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual e pela Superintendência de Logística e Aquisição, que mantém os referidos hospitais abastecidos de medicamentos e insumos.

Segundo o titular da SES-TO, Afonso Piva “todos os esforços são feitos pela equipe técnica da Secretaria e pelos profissionais que atuam em nossos hospitais. Tudo isso, para que a população seja bem atendida e de forma célere. Felizmente com a baixa dos casos da Covid-19 temos a possibilidade de com segurança, promover estes mutirões, necessários para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas, em todo o Estado”.

Para a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchôa, “o mutirão é muito importante, pois esses tipos de procedimento deixaram de ser feitos nessa unidade de saúde em 2017. Porém, com apoio do secretário estadual de saúde e as áreas técnicas da Secretaria conseguimos retomar esse serviço e atender os nossos usuários aqui mesmo na região do bico do papagaio. Vamos melhorar a qualidade de vida dos homens e evitar que suas doenças evoluam para o câncer de próstata”.

Aos 78 anos, o aposentado, Bernardo de Freitas Borges, morador de São Bento do Tocantins, será um dos pacientes a realizar o procedimento cirúrgico. “Estou muito feliz, porque o dia da cirurgia chegou, agradeço ao hospital por estar realizando esse mutirão. Não serei apenas eu, mas outros também serão beneficiados por essa ação tão importante”, afirma.