A presidente do Sinpol-TO, Suzi Francisca, tem trabalhado ativamente pela ampliação dos serviços de psicologia já existentes e pela execução de novos projetos que visam o cuidado com a saúde e bem-estar dos Policiais Civis. O cuidado com a saúde física e mental dos profissionais da segurança é uma das atuais prioridades da gestão.
Suzi Francisca reuniu-se, na última segunda-feira, 9, com a superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, e com a gerente do Setor de Valorização, Leni Barbosa. O encontro teve por objetivo a tentativa de parceria para viabilizar a implantação de projetos do Sinpol e solicitou a ampliação dos serviços já ofertados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“O adoecimento dos policiais é uma das nossas grandes preocupações atualmente. [...] É necessário um olhar humano para enxergar por trás dos uniformes. São pais, mães e filhos. Para uma Polícia Civil forte e efetiva, é necessário garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais”, afirma a presidente Suzi.
O Sinpol já desenvolvia projetos e iniciativas focadas no cuidado com a saúde mental dos filiados ao longo de dois anos de gestão, mas tiveram que ser colocados em espera devido à pandemia. Com o fim desse período pandêmico, Suzi vê ainda mais necessidade de colocá-los em prática. “Nós saímos de um período difícil, perdemos alguns colegas e vivemos sob intensas restrições. Aliado às dificuldades que o trabalho nos impõe, é de extrema necessidade esse cuidado com os profissionais”, defende.