Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Erlene Miranda

Foto: Erlene Miranda

O Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) encerrou na quarta-feira, 25, o trabalho minucioso de catalogação das amostras de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), recolhidas após intervenção da Vigilância Sanitária, no Sicar Laboratórios Eireli e IPC Laboratórios Eireli. As duas empresas foram fechadas por suspeita de irregularidades no funcionamento e tiveram seus respectivos contratos encerrados com o Governo do Tocantins.

No trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Lacen-TO, foram alistadas 1.590 amostras para exames anatomopatológicos e de imunohistoquímica, que estavam sob guarda do Sicar, em Palmas. Esses espécimes, de pacientes atendidos pelos hospitais geridos pelo Executivo Estadual, serão analisados pelas empresas a serem contratadas, de acordo com a Portaria Conjunta n° 02/2022/SES/GASEC, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da terça-feira, 24.

O trabalho desenvolvido pelo Lacen-TO foi imprescindível para a identificação nominal dos pacientes, mineração dos casos em que o processo analítico havia sido iniciado, tipo de amostra recolhida, classificação para as prioridades, identificação das unidades de origem e organização das amostras a serem destinadas aos prestadores que irão assumir as análises e emissão dos respectivos laudos.

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já realiza busca por empresas com perfis e capacidade técnica para a efetuação das análises. “Estas equipes compõem técnicos com capacidade para análise estrutural, capaz de realizar o trabalho dentro do prazo e com a qualidade necessária. Vale destacar que os contratos a partir de agora também terão fiscalização múltipla, para que possamos evitar situações como as que estamos passando. As empresas precisam de capacidade técnica especializada”, pontuou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Além das amostras encontradas em Palmas, o Lacen-TO também catalogou 2.762 amostras de exames citopatológicos (rastreamento do câncer de colo de útero) recolhidos do IPC laboratórios, em Araguaína. O material será analisado pela equipe técnica do laboratório estadual. “Já vínhamos nos preparando para realizar os exames citopatológicos, com previsão inicial para atender parte das demandas dos 119 municípios pactuados para serviços terceirizados pela SES, a partir de agosto deste ano. Devido o ocorrido, agilizamos os processos e a partir da próxima semana iniciaremos as análises das amostras relacionadas ao rastreamento do câncer de colo de útero, dos 57 municípios que eram atendidos pelo IPC”, afirmou a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas.

Simultaneamente ao trabalho feito pelo Lacen-TO e pelas empresas contratadas, a SES-TO segue com o processo de licitação, para contratação definitiva dos serviços de anatomia patológica e imunohistoquímica. “O trabalho que era feito pela Sicar e que será realizado pelas empresas contratadas via requisição administrativa, será em breve efetuado por empresas contratadas de forma definitiva, por meio de licitação, uma vez que a requisição atende apenas o caráter emergencial do momento em que passamos, com tantos pacientes aguardando resultados”, esclareceu Afonso Piva.