Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) usou seu Instagram, por meio dos stories, nessa terça-feira, 19, para tratar do tema "Mauro Carlesse" - ex-governador do Tocantins, e para pedir ao tocantinense que "não se deixe enganar". Operação da Polícia Federal contra supostas fraudes em transportes aéreos na saúde do Estado, tendo como alvos ex-secretário da pasta (Edgar Tolini), foi o que motivou as afirmações do parlamentar. 

"Eu tinha ficado um tempo sem entrar nas redes sociais para gravar vídeos tratando sobre esse tema, a questão do afastado, impeachmado, cassado, investigado, e com propriedade, dito não apenas por mim como deputado federal e chancelado pelos 23 deputados estaduais da Assembleia Legislativa, mas pelas investigações muito criteriosas e bem feitas pela Polícia Federal, do Ministério Público Federal em decisão chancelada pelo ministro Mauro Campbel (do STJ) - do Mauro Carlesse", afirmou. 

Dando continuidade, Vicentinho disse estar vendo a movimentação de Carlesse, "dizendo que é pré-candidato a senador da República". "Tocantinense, não se deixe enganar por esse discurso falacioso desse tal de Mauro Carlesse, que hoje se apresenta gastando absurdamente no lançamento de candidatura em Gurupi, por abuso de poderes econômicos com dinheiro fruto dessa roubalheira que foi a implantação do seu governo no estado do Tocantins", frisou o deputado. 

De acordo com Vicentinho Júnior, muito ainda está por vir. "A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, em patrocínio pela valorosa Polícia Civil do Tocantins, ainda vão investigar a fundo o que foi que aconteceu no governo passado e vai chegar a conclusão de que foi um dos maiores escândalos de corrupção que já teve no Brasil, no governo Mauro Carlesse". 

O ex-governador ainda não posicionou-se sobre as afirmações de Vicentinho.

Post compartilhado pelo deputado Vicentinho Jr. nos stories do seu Instagram

Saiba Mais 

O ex-governador Mauro Carlesse lançou neste mês pré-campanha ao Senado, em Gurupi, no 1° Encontro Estadual do Agir Tocantins. Na oportunidade, com direito a motociata, foi recebido por diversos apoiadores. 

Carlesse renunciou ao cargo de governador do Tocantins na tarde do dia 11 de março de 2022. Documento com o pedido foi protocolado pelo advogado de defesa, Juvenal Klayber, na Assembleia Legislativa (AL/TO). Com a renúncia, Wanderlei Barbosa, tomou posse. 

A renúncia pegou a todos de surpresa. No mesmo dia aconteceria a votação em 2° turno em relação ao processo de impeachment que levaria a abertura de um Tribunal Misto para julgar o governador por crimes de responsabilidade.

O processo recebeu aprovação, em unanimidade, em 1° turno. Antes da votação a defesa de Carlesse questionou os deputados sobre provas e pediu julgamento imparcial.

O pedido de impeachment que Carlesse vinha enfrentando na AL é baseado nas operações da Polícia Federal - Éris e Hygea - deflagradas dia 20 de outubro, que resultaram em seu afastamento do cargo de governador por supostas práticas ilegais. É investigado o pagamento de vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações. 

Leia Também: Mauro Carlesse renuncia e Wanderlei Barbosa toma posse ao cargo de governador do Tocantins.

Após renúncia, Mauro Carlesse diz que provará sua inocência e declara ser "insuportável o ser humano aguentar tanta mentira"

Assembleia aprova em 1° turno o processo de impeachment contra Mauro Carlesse

Advogado diz que linha defensiva de Carlesse é "praticamente uma confissão dos delitos investigados"

Defesa de Carlesse questiona deputados sobre 'provas concretas' e pede julgamento imparcial