Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae realiza nesta quarta-feira, 27, a 1ª formatura do projeto Força Mulher em Colinas do Tocantins. A cerimônia ocorrerá presencialmente no Centro de Convenções do Sindicato Rural de Colinas, a partir das 19 horas. No evento, mulheres de 13 municípios da região receberão seus certificados, estando devidamente aptas a empreender em prol da sonhada autonomia financeira. Durante o projeto, mais de 20 turmas receberam capacitações profissionalizantes nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil.

“A cerimônia está chegando e estou cada dia mais ansiosa para receber meu kit e finalmente começar a aplicar o que aprendi com o projeto. É a realização de um sonho ter a oportunidade de tocar o meu próprio empreendimento”, relatou Kamilla Silva, que será certificada nesta quarta-feira, na 1ª Formatura do projeto Força Mulher, mas poderia ser a voz de qualquer uma das 170 mulheres que serão diplomadas neste dia.

Cristiana dos Santos, participante do projeto Força Mulher e proprietária do empreendimento Coisa Caseira, em Colinas do Tocantins, conta que a qualificação foi muito importante para aprimorar suas técnicas e está ansiosa para o evento de formatura. “Fiz um curso de panificação que me ajudou muito no manuseio das máquinas e na preparação do meu produto, minha clientela aumentou e agora já planejo me formalizar para continuar a progredir com o meu negócio”, enfatiza.

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins, destaca que durante a formatura, que terá juramento, fotos e entrega do canudo com certificado, as mulheres receberão ainda um kit de materiais e insumos básicos para empreender, podendo assim, utilizar os seus talentos para gerar renda e melhorar a qualidade de vida. “Agora, elas estão devidamente preparadas para entrar em um mercado de trabalho competitivo e galgar seus espaços, podendo empreender até mesmo em suas próprias casas, perto de suas famílias”, enfatiza o superintendente.

Outras duas formaturas estão previstas para ocorrer ainda neste mês de julho. Em Porto Nacional, cerca de 135 mulheres de 11 municípios serão certificadas no dia 28 de julho, e no dia seguinte, Miracema será palco da formatura de 39 mulheres da cidade e de mais três municípios.

O Sebrae Tocantins é o idealizador oficial do projeto e contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na missão de qualificar estas mulheres por meio de oficinas sócio profissionalizantes. A metodologia com marca registrada pelo INPI já é referência nacional e está sendo prospectada agora pelo Ministério da Economia para ser aplicada em outros estados brasileiros.