Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os últimos ataques e as ameaças contra o ambiente escolar que tem acontecido em todo o País nas últimas semanas levaram o deputado estadual tocantinense, Jorge Frederico (Republicanos), a apresentar o Projeto de Lei que obriga a instalação de detector de metais nas entradas das escolas da rede pública estadual de ensino.

Jorge Frederico explica que o temor por ataques às escolas tem tomado conta de todo o Brasil, e aqui no Tocantins não é diferente. “A cada ataque realizado país a fora, o medo aumenta entre pais, alunos e professores. Medidas de segurança são necessárias e urgentes, a fim de que se possa garantir a integridade de toda a comunidade escolar”. 

“Nossas crianças são o nosso bem mais precioso, o futuro deste Estado. É de urgência que o poder público tome medidas imediatas de proteção ao ambiente escolar”, afirmou o parlamentar. 

O texto da matéria explica que no ato da matrícula os pais dos alunos menores assinarão termo de autorização, para que a autoridade responsável possa revistar o aluno e seus pertences, em caso de o equipamento detector de metais ser acionado. 

Também é obrigatória a instalação de muro de proteção e cerca elétrica nas escolas, essas devidamente identificadas, para que se evite acidentes.

Instalação da Patrulha Escolar

Jorge Frederico também apresentou um requerimento que pede, com urgência, a instalação do Programa Patrulha Escolar, que visa garantir a segurança dos estudantes tocantinenses, com a presença de pelo menos um policial militar em cada escola pública do Tocantins. Além do patrulhamento ostensivo em todas as áreas escolares, incluindo as particulares.