O edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO) deve sair em setembro. A informação foi confirmada ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 16, pela Diretoria de Comunicação da Casa.
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres, havia reafirmado em julho que a expectativa era para este mês de agosto. Como a Casa aprovou dia 9 Projeto de Lei criando comissão do concurso público, a previsão mudou. "A previsão para o lançamento é setembro e as informações como cargos, número de vagas e outros estarão no edital", informou a diretoria.
Aprovado, o Projeto de Lei 319/2023 estabelece a criação da comissão, com a responsabilidade de conduzir o processo de seleção de candidatos interessados em ingressar nas diversas carreiras oferecidas pela AL/TO. A comissão é composta por três membros, designados pelo presidente da Casa Legislativa.
Bastante Aguardado
O concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins está entre os mais aguardados do Estado. O salário e carreria são atrativos para candidatos de todo o País.
Mesmo não se sabendo ainda o quantitativo de vagas, espera-se em torno de 100 para diversos cargos.
Certame 2016
Edital para certame da Casa chegou a ser divulgado em outubro de 2016, mas foi cancelado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que alegou irregularidades no processo de dispensa de licitação para contratar a Fundação de Apoio às Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) como banca organizadora.
Visando dar uma ideia de salários aos candidatos, no certame de 2016, dentre as vagas disponíveis estavam 26 ao cargo de assistente legislativo, nível médio, para 40 horas semanais, com remuneração de R$ 5.190,06. No nível superior, por exemplo, na área administração, foram oferecidas três vagas para jornada de 40 horas semanais, com vencimento de R$ 7.741,53.
Para que obtenha informações e se prepare com antecedência, confira anexo o edital do concurso lançado em 2016.