A Prefeitura de Palmas inicia campanha de vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira, 3, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e pessoas que compõem o grupo especial.
O dia D da campanha será realizado em 29 de novembro, com previsão de vigência até 28 de fevereiro de 2026.
Também fazem parte do grupo puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e trabalhadores da saúde. A lista inclui ainda professores, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, e pessoas com deficiência permanente. Outros grupos prioritários são caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Completam o público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente com as cepas dos vírus respiratórios em circulação no país e deve ser aplicada na população para reduzir complicações, internações e taxas de mortalidade. Para receber o imunizante, basta comparecer à USF mais próxima, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pacientes gripados
Pacientes com quadros gripais ou outras infecções em curso devem adiar a vacinação até a resolução do quadro. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) também orienta que, em casos de gripe, a população busque a sua USF de referência para atendimento e, se tiver sinais mais graves da doença, como febre alta e vômito, procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). (Secom Palmas)

